Tipificando a racionalidade jurídica

Autores/as

  • Lucas Voigt Noernberg Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba/PR, Brasil
  • Paulo Ricardo Opuszka Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba/PR, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v27i2.7437

Palabras clave:

Racionalidade jurídica, Teoria crítica do direito, Dominação, Ciência, Capitalismo

Resumen

 A racionalidade jurídica enquanto um dos pressupostos ideológicos do direito moderno busca a legitimação do direito pela razão científica. Essa racionalidade se apresenta neutra e anistórica quando na verdade representa um fenômeno, o direito moderno. Direito moderno o qual é formado em processos históricos definidos, sendo eles a modernidade e o capitalismo. Através de uma análise crítica o presente trabalho pretende utilizar a sociologia weberiana para tipificar essa racionalidade por meio das relações criadoras e/ou decorrentes da mesma. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas Voigt Noernberg, Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba/PR, Brasil

Advogado. Pós-Graduando a nível de especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, pela Escola Brasileira de Direito Aplicado. Pesquisador do TRAEPP - Grupo de Estudos em Trabalho, Economia e Políticas Públicas, na linha de pesquisa em Crítica ontológica do Direito do Trabalho. Grupo de pesquisa vinculado a Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR).

Paulo Ricardo Opuszka, Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba/PR, Brasil

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no curso de Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Pesquisador e Líder do TRAEPP - Grupo de Estudos em Trabalho, Economia e Políticas Públicas (PPGD/UFPR).

Publicado

2017-12-01

Cómo citar

Noernberg, L. V., & Opuszka, P. R. (2017). Tipificando a racionalidade jurídica. JURIS - Revista De La Facultad De Derecho, 27(2), 189–202. https://doi.org/10.14295/juris.v27i2.7437

Número

Sección

Artigos