Projeto Ecoponto na Escola, uma experiência de Educação Ambiental intergeracional em escolas públicas de Palmas – TO
DOI:
https://doi.org/10.14295/remea.v0i0.5659Palavras-chave:
Educação ambiental, Intergeracionalidade, Ecoponto.Resumo
A Educação Ambiental tem assumido nos últimos anos o grande desafio de garantir a construção de uma sociedade sustentável, em que se promovam na relação com o planeta e seus recursos, valores éticos como cooperação, solidariedade, generosidade, tolerância, dignidade e respeito à diversidade. A participação do idoso na aplicação da educação ambiental no ambiente escolar tornou-se fundamental para a execução do projeto Ecoponto nas escolas, mostrando aos alunos que as relações intergeracionais possibilitam a construção de uma nova imagem da velhice e troca de saberes, contribuindo com a evolução social e combatendo preconceitos através da preservação do meio ambiente.Downloads
Referências
BARCELOS, V. Educação ambiental e Literatura: a contribuição das idéias de Octavio Paz. In: BARCELOS, V.; NOAL, F. O . (Orgs). Educação ambiental e cidadania: cenários brasileiros. Santa Cruz do Sul, EDUNISC, 2003.
BRASIL. MEC. Especialização Em Educação Ambiental Com Ênfase Em Espaços Educadores Sustentáveis. 1. ed. Brasília, DF: Educação à Distância. 2009.
COÊLHO, Ildeu Moreira. Pensando o trabalho educativo. Educativa Goiânia, v. 14, n. 2, p. 313-326, jul./dez. 2011.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
LIMA, Gustavo da Costa. O discurso da sustentabilidade e suas implicações para a educação. Ambiente & Sociedade, Campinas, v. 6, n. 2, p. 99-119, 2003.
MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 13º ed., São Paulo: Malheiros, 2005.
OSÓRIO, Neila Barbosa. Universidade da Maturidade/Universidade Federal do Tocantins: A sensibilização do Ser Humano acima de 45 anos para um Envelhecimento Digno e Ativo. Palmas - Tocantins, 2006.
OSÓRIO, Neila Barbosa; SILVA NETO Luiz Sinésio; MONTEIRO de Sousa Domingas. UNIVERSIDADE DA MATURIDADE: ressignificando vidas. In: VI JORNADA DE POLÍTICAS PÚBLICAS CIDADE UNIVERSITÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, São Luís, Maranhão, Universidade Federal do Maranhão 2013.
REIGOTA, Marcos. Meio Ambiente e Representação Social. 8. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012
ROLIM, Carmem; SANTOS, Jocyleia Santana dos. Formação de professores: elos e ressonâncias do pensamento reflexivo. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 14, n. 1, p. 133-140, maio 2012.
SANTOS, Franciely Ribeiro. Educação ambiental, memória e a construção de saberes ambientais. In: VIII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – EDUCERE EDIÇÃO INTERNACIONAL e III CONGRESSO IBERO – AMERICANO SOBRE VIOLÊNCIAS NAS ESCOLAS – CIAVE - TEMÁTICA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. CURITIBA - PR, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ, 2008.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: Nóvoa, António, “Os Professores e sua Formação”. Portugal (Lisboa): Publicações Dom Quixote, 1995 (2.a edição)
SILVA, Marina. Prefácio. In: FERRARO-JUNIOR, L. A. (Coord.) Encontros e Caminhos: formação de educadoras(es) ambientais e coletivos educadores. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, Diretoria de Educação Ambiental,. p. 5. 2005.