Ideia de Europa no pensamento estratégico do Padre António Vieira

Autores

  • José Eduardo Franco Universidade Federal de Lisboa

Palavras-chave:

Europa. Novo Mundo. Diagnóstico. Reformas. Utopia.

Resumo

O Padre António Vieira produziu uma obra imensa que é fruto da experiência de um percurso pendular vivido em dois mundos muitos distintos: o Novo Mundo e o Velho Mundo, a chamada velha Europa. Vieira conheceu e experimentou a vida mais inóspita nos sertões brasileiros e nas selvas do Amazonas, perseguindo o seu ideário missionário de evangelizar os ameríndios, assim como experimentou os palcos da fama europeia, os púlpitos das belas igrejas barrocas a transbordar de ouro e os aveludados palácios de reis e príncipes. Com base na sua experiência de vida multímoda e conhecimentos não menos invulgares para a época, pôde fazer diagnósticos acertados sobre o estado crise do seu país. As viagens diplomáticas que fez por vários países da Europa permitiram-lhe ganhar uma visão mais alargada dos problemas a partir de outros ângulos e exemplos e dar-lhe informação para apresentar análises críticas e soluções à luz de uma perspetiva comparada, onde a Europa e alguns dos seus países com dinâmicas de progresso e práticas inovadoras a vários níveis poderiam servir de referência fundamental. A Europa torna-se para Vieira um ângulo de visão que lhe permite pensar e propor reformas importantes para o seu país, que necessitava de transformações estruturais no plano religioso, social e político. Novo Mundo e Europa são dois polos que estão sempre presentes em Vieira, quer para apresentar modelos a seguir, quer para exibir exemplos a deplorar. Todavia, estes dois polos, no futuro, segundo a visão quintoimperialista deste grande orador barroco, serão a duas Colunas de Hércules donde nascerá a humanidade nova, regenerada, refundada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Eduardo Franco, Universidade Federal de Lisboa

Doutor pela École des Hautes Études en Sciences Sociales of Paris e pela Universidade de Aveiro. Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa.

Downloads

Publicado

2015-10-01

Como Citar

Franco, J. E. (2015). Ideia de Europa no pensamento estratégico do Padre António Vieira. Historiæ, 6(1), 167–185. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5412