Os Deutsch-Brasilianer na compleição política sul-rio-grandense, no inicio da República: uma ameaça ao projeto de hegemonia política do PRR no alto Vale dos Sinos.

Autores

  • Paulo Gilberto Mossmann Sobrinho

Palavras-chave:

Assembleia Constituinte. Deutsch-Brasilianer. Participação Política. Eleição. Retaliação.

Resumo

Muito se tem escrito a respeito da participação dos imigrantes teutos na formação da sociedade sul-rio-grandense. No entanto, no que tange à participação teuta na esfera política, ainda existe uma vasta lacuna a ser preenchida. Costuma-se, por parte da historiografia tradicional, apresentar os “teuto-brasileiros” como indivíduos apolíticos. Por esse motivo, essa pesquisa, que está em fase de engendramento, tem como finalidade servir como mais um material que foge da temática cultural/econômica predominante nos escritos sobre os teutos. Aborda-se a significativa participação dos teutos na esfera política sul-rio-grandense com o intuito também de derrubar o mito de seu aspecto apolítico. Tal consideração será instigada a partir da análise da participação dos teuto-brasileiros na política sul-rio-grandense, através de um estudo de caso acerca da formação política do município de Taquara do Mundo Novo. Por o município ser de forte presença germânica, as eleições da constituinte estadual sul-rio-grandense de 1891 representaram um entrave para as pretensões do Partido Republicano Rio-Grandense – PRR. Tal partido estava por iniciar um processo de estabelecimento hegemônico no Rio Grande do Sul, isso se não fosse o fato de o município estar entre os oito onde o PRR não obteve a vitória nas urnas, juntamente com Bagé, Alegrete, Dom Pedrito, Cacimbinhas, Viamão, Lavras do Sul, além do município de São Lourenço do Sul, que também tem uma significativa presença germânica, mas que representaria para fins de pesquisa outro estudo de caso. Vale salientar que esses seis municípios são de origem lusa, historicamente constituída já de longa data por latifundiários seguidores da corrente liberal de Gaspar Silveira Martins. No entanto, o caso de Taquara do Mundo Novo parece ser mais emblemático, pois, afinal, esses municípios de forte presença teuta acabaram por virar núcleos de oposição ao PRR. Além disso, buscar-se-á também demonstrar como o PRR reagiu à municipalidade de Taquara do Mundo Novo após a derrota nas urnas do emblemático ano de 1891.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Gilberto Mossmann Sobrinho

Professor de História; Graduado em História pela FACCAT e Especialista em Sociedade, Política e Cultura do RS pela FURG.

Downloads

Publicado

2013-09-16

Como Citar

Mossmann Sobrinho, P. G. (2013). Os Deutsch-Brasilianer na compleição política sul-rio-grandense, no inicio da República: uma ameaça ao projeto de hegemonia política do PRR no alto Vale dos Sinos. Historiæ, 4(1), 147–160. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2737

Edição

Seção

Artigos