Transformações no cenário citadino do Rio Grande: o contexto de criação do ensino superior em meados do século XX

Autores

  • Josiane Alves da Silveira Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Cidade. Rio Grande. Ensino superior.

Resumo

Este artigo visa contribuir com a ampliação das pesquisas sobre a cidade do Rio Grande no período de criação dos primeiros cursos superiores, entre 1950 e 1960. Para tanto, utiliza principalmente os informes do jornal Rio Grande, da década de 1960. Busca apoio teórico-metodológico nas fronteiras abertas pela História Cultural que propiciou a ampliação das pesquisas, incluindo a temática da cidade na História. Considera que pouco se escreveu sobre a história do Rio Grande, no período em estudo. Isso, sem dúvida, serviu como incentivo para que este trabalho fosse realizado no intuito de apresentar novas contribuições. Revela que os cursos superiores foram criados em um contexto de crise local, talvez como forma “compensatória”, oferecendo expectativas de transformação no cenário citadino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Alves da Silveira, Universidade Federal de Pelotas

Possui Mestrado em Educação (2012) no PPGE da UFPel, com Especialização em "Linguagem, Cultura e Educação" (2008) e Graduação em História - Licenciatura (2009) e Bacharelado (2006), ambas pela FURG. Atualmente é professora de História na rede estadual.

Downloads

Publicado

2014-01-21

Como Citar

Silveira, J. A. da. (2014). Transformações no cenário citadino do Rio Grande: o contexto de criação do ensino superior em meados do século XX. Historiæ, 4(2), 189–206. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3675

Edição

Seção

Artigos