Eleições municipais brasileiras 2020
as estratégias de campanha no acionamento da memória do eleitorado em Canoas/RS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rcn.v4i1.14001Palavras-chave:
eleições, marketing eleitral, voto personalistaResumo
Este estudo aborda as estratégias de Marketing Político Eleitoral presentes na campanha digital do candidato Jairo Jorge (PSD) durante a eleição municipal de 2020 em Canoas, terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, no Brasil. Para isso, analisa de forma qualitativa as publicações do político realizadas na rede social Instagram durante os 64 dias de eleição. Como resultado, consta verificado que a campanha digital de Jairo teve como principal estratégia acionar a memória do eleitorado canoense a partir de narrativas que remetiam às políticas e ações realizadas em gestões anteriores do candidato no município, que à época obtiveram avaliação positiva e retornam como reforço à escolha intuitiva. Também, trabalhou a imagem do político honesto, ético, simples e comprometido, o que reforça a relação entre o eleitorado e a tendência ao voto personalista.
Downloads
Referências
BAGATINI, Fernanda. Deixando o PDT, Jairo Jorge diz que ciclo se encerrou, Rádio Guaíba, Porto Alegre, 27 de dez. de 2019 Disponível em
https://guaiba.com.br/2019/12/27/deixando-o-pdt-jairo-jorge-diz-que-ciclo-se-encerrou/. Acesso em: 17 de ago. de 2021
BORBA, Julian. Cultura política, ideologia e comportamento eleitoral: alguns apontamentos teóricos sobre o caso brasileiro. Opinião Pública, v. XI, n. 1, 2005.
EX-CANDIDATO a governador anuncia filiação do PSD gaúcho. Portal do Partido Social Democrático (PSD), 08 de jan. de 2020. Disponível em
https://psd.org.br/noticia/ex-candidato-a-governador-anuncia-filiacao-ao-psd-gaucho/. Acesso em: 17 de ago. de 2021
GRANDI, Rodolfo; MARINS, Alexandre; FALCÃO, Eduardo (Org.). Voto é marketing... o resto é política. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
INSTAGRAM faz 10 anos como uma das maiores redes sociais do mundo e de olho no TikTok, para não envelhecer. Portal de Notícia G1, Porto Alegre, 06 de out. de 2020. Disponível em https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10-anos-como-uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-para-nao-envelhecer.ghtml. Acesso em: 17 de ago. de 2021
KOTSIFAS, Alexis Eustatios Garbelini. As formas de utilização das mídias sociais na política e o julgamento do caso Índio da Costa. Revista Brasileira de Direito Eleitoral – RBDE. Belo Hrizonte, ano 4, nº6. Jan/Jun. 2012.
LASSA, José Juan Verón; NAVARRO, Sandra Pallarés. La imagen del político com estrategia electoral: el caso de Albert Rivera em Instagram. Mediatika – Cuadernos de Medios de Comunicación. nº 16. p. 195-217. 2017
MANFREDINI, Rodolfo Soares. As estratégias utilizadas na campanha eleitoral de José Ivo Sartori para o governo do RS. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 9, p. 72152-72161.Setembro/2020.
MASTRASCUSA, Juliana. Jairo Jorge encaminha desfiliação do PT. Jornal do Comércio, Porto Alegre, 17 de nov. de 2016. Disponível em:
https://www.jornaldocomercio.com/_conteudo/2016/11/politica/531683-jairo-jorge-encaminha-desfiliacao-do-pt.html. Acesso em: 17 de ago. de 2021
NÁZARO, A, CROZZOLI, F, NOBELL-ÁLVAREZ, A. Comunicación política digital em Instagram. Los casos de Cristina Fernández de Kirchner y Mauricio Macri em Argentina. Revista Internacional de Relaciones Públicas. Nº18, v.IX, p. 05-28. 2019.
PENTEADO, Claudio Luis de Carmargo. Facebook e campanha eleitoral digital. Em Debate. Belo Horizonte, v.4, n.4, p.41-53, jul. 2012
PREFEITO de Canoas é melhor avaliado entre maiores cidades do RS. Correio do Povo, Porto Alegre, 08 de out. de 2015. Disponível em:
https://www.correiodopovo.com.br/not%C3%ADcias/pol%C3%ADtica/prefeito-de-canoas-%C3%A9-melhor-avaliado-entre-maiores-cidades-do-rs-1.184547. Acesso em: 17 de ago. de 2021
SILVEIRA, Flávio. Escolha intuitiva: nova modalidade de decisão do voto. Opinião Pública.v. II, n. 2, 1994.
VEIGA, Luciana; GONDIM, Sônia Maria Guedes. A utilização de métodos qualitativos na Ciência Política e no Marketing Político. OPINIÂO PÚBLICA. Campinas, Vol. VII, nº1, p. 1-15. 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).