Eleições municipais brasileiras 2020

as estratégias de campanha no acionamento da memória do eleitorado em Canoas/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rcn.v4i1.14001

Palavras-chave:

eleições, marketing eleitral, voto personalista

Resumo

Este estudo aborda as estratégias de Marketing Político Eleitoral presentes na campanha digital do candidato Jairo Jorge (PSD) durante a eleição municipal de 2020 em Canoas, terceiro maior colégio eleitoral do Rio Grande do Sul, no Brasil. Para isso, analisa de forma qualitativa as publicações do político realizadas na rede social Instagram durante os 64 dias de eleição. Como resultado, consta verificado que a campanha digital de Jairo teve como principal estratégia acionar a memória do eleitorado canoense a partir de narrativas que remetiam às políticas e ações realizadas em gestões anteriores do candidato no município, que à época obtiveram avaliação positiva e retornam como reforço à escolha intuitiva. Também, trabalhou a imagem do político honesto, ético, simples e comprometido, o que reforça a relação entre o eleitorado e a tendência ao voto personalista.

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Biografia do Autor

Jennifer Azambuja de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

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Publicado

2022-06-06

Como Citar

MORAIS, J. A. de; GARRIDO, R. C. Eleições municipais brasileiras 2020: as estratégias de campanha no acionamento da memória do eleitorado em Canoas/RS. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 4, n. 1, p. 108–122, 2022. DOI: 10.14295/rcn.v4i1.14001. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/14001. Acesso em: 24 jun. 2022.