Sobre a Revista

Foco, Escopo e Histórico

A Revista Campos Neutrais prioriza a publicação de trabalhos cujo escopo abranja Ciência Política, Política Externa, Relações Internacionais e Política Comparada, que apresentem contribuições relevantes e inovadoras para a produção do conhecimento.

Dessa forma, busca-se fomentar o debate interno e especializado na área de Ciência Política e Relações Internacionais na América Latina, bem como promover a reflexão sobre as próprias fronteiras disciplinares. Pretende-se incorporar ao debate as mais diversas perspectivas, incentivando a produção de conhecimento, o diálogo acadêmico e o avanço teórico e metodológico.

No ano de 2017, o Curso de Relações Internacionais aprovou, junto ao Conselho da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) (Ata 04/2017), um projeto visando à criação de uma revista científica para o curso. Assim nasceu a Campos Neutrais — Revista Latino-Americana de Relações Internacionais (ISSN 2596-1314), de publicação quadrimestral do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A revista tem a finalidade de divulgar e aprimorar a produção científica dedicada à pesquisa e compreensão sobre política externa, relações internacionais e política comparada.

O nome escolhido para a revista está atrelado à história do município de Santa Vitória do Palmar, do Rio Grande do Sul, Brasil, localizado na divisa com o Uruguai. Esta região é conhecida como Campos Neutrais, denominação dada pelo Tratado de Santo Ildefonso (1777) à faixa de terra que se estende dos banhados do Taim ao Arroio Chuí, cuja posse não poderia ser reclamada por Portugal e Espanha.

Ficha Bibliográfica

  • Título do periódico: Campos Neutrais — Revista Latino-Americana de Relações Internacionais
  • Título abreviado: Campos Neutrais (Online)
  • ISSN: 2596-1314
  • Modalidade de publicação: Quadrimestral
  • Ano de criação do periódico: 2017

Ciência aberta

A Ciência Aberta é um novo modo de formatar, projetar, gerir, comunicar e avaliar a pesquisa e sua comunicação, primando pela transparência dos processos e pela disponibilização dos elementos que fundamentam sua comunicação, tais como métodos, dados e programas de computador. Neste sentido a Campos Neutrais — Revista Latino-Americana de Relações Internacionais adota os seguintes critérios para Preprints e open peer review (OPR)

As autorias poderão optar por:

  1. a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e
  2. a interação direta ou não com pareceristas responsáveis pela avaliação do manuscrito. As opções da autoria devem ser informadas no “Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta”
  3. divulgação concomitante de dados e conteúdos relacionados aos resultados apresentados no artigo no formato preprint

Os avaliadores também poderão optar por um ou mais meios de abertura do processo de open peer review (OPR). As opções são:

  1. a publicação ou não dos pareceres da avaliação de aprovação do manuscrito, caso o artigo submetido seja aceito para publicação; e,
  2. a interação direta ou não com a autoria do artigo em avaliação. Os avaliadores devem informar suas opções ao receberem a solicitação de avaliação de um determinado artigo.

Política de Acesso Livre

A Campos Neutrais — Revista Latino-Americana de Relações Internacionais proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, e segue o princípio da ciência aberta tornando gratuito o acesso a pesquisas, além de gerar um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de uma determinada autoria. Para maiores informações, acesse o Public Knowledge Project - Open Journal System, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade da produção acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS, assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Os artigos submetidos a Campos Neutrais — Revista Latino-Americana de Relações Internacionais são publicados em licença Creative Common (CC By).

Política de Avaliação

As submissões são avaliadas a partir dos critérios abaixo relacionados:

  • Adequação ao escopo da revista
  • Adequação às diretrizes para as autorias
  • Estrutura formal do trabalho
  • Correção, clareza e coerência de linguagem
  • Adequação e qualidade das tabelas, gráficos e ilustrações
  • Estrutura conceitual do trabalho
  • Abrangência e pertinência do conteúdo em relação à área
  • Clareza e articulação dos conceitos e de ideias
  • Atualização dos conceitos
  • Originalidade
  • Outros aspectos que os pareceristas julgarem relevantes

Os trabalhos submetidos à Campos Neutrais são encaminhados a membros dos Conselhos Editorial e Consultivo que decidem sobre sua aceitação ou recusa, sem conhecimento de sua autoria (blind review).

Diretrizes Éticas

As diretrizes éticas da Revista Campos Neutrais estão fundamentadas nos princípios e normas do Manual de Boas Práticas para o Fortalecimento da Ética na Publicação Científica da Scientific Electronic Library Online (SciELO). Além disso, segue os valores e responsabilidades científicas definidas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A revista preza pela integridade científica e transparência nos processos de avaliação e reprodutibilidade das pesquisas, garantindo:

  • a prevenção de manipulação e/ou fabricação de dados;
  • o respeito aos direitos autorais por meio da correta aplicação das normas de citação e referência;
  • a mitigação da duplicidade de publicações, textos e pesquisas;
  • a proteção de dados de autoria, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD);
  • uma análise criteriosa de potenciais conflitos de interesse.

As políticas editoriais da revista Campos Neutrais são aplicadas com o compromisso de garantir a ética em todas as etapas do processo editorial e pós-publicação dos manuscritos.

Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação

Os casos de má conduta científica identificados pela Campos Neutrais serão investigados pela equipe editorial do Periódico, junto do Conselho Editorial, a fim de determinar a melhor opção para a resolução deles.

Retratações e erratas

Os artigos com más condutas, que sejam necessárias retratações, devem ser comunicados aos Editores-chefes pelo e-mail campos.neutrais@furg.br. O artigo sob avaliação permanece publicado na revista e indexado nas bases de dados.

Em caso de erros e falhas, ou seja, casos que não se configurem como más condutas, podem ser corrigidas por meio de errata.

Artigos não são “despublicados”.

 
 
Política de Acesso Livre
 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).

Fontes de Apoio

A Revista Campos Neutrais agradece o apoio da