Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O autor (a) se compromete e garante a boa escrita e eventuais revisões linguísticas. Em razão da limitação de recursos públicos, a revista não pode se comprometer com o processo de revisão de texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores".
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.
  • O artigo está no template da revista? (disponível para download em seção submissões https://periodicos.furg.br/cn/about/submissions)
  • As edições serão organizadas nas seguintes seções:
    • Dossiês temáticos — Trata-se de uma publicação que reúne artigos sobre um tema específico dentro do escopo da revista. Consiste em um conjunto de textos, incluindo artigos, traduções, resenhas e entrevistas, organizados em torno de um tema considerado relevante pelos Editores da Campos Neutrais e para a área de abrangência da revista.
    • Artigos — Artigo de pesquisa (comunica uma pesquisa original). Artigo de revisão (sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema. Também conhecido como revisão de literatura).
    • Traduções — É o processo de converter uma mensagem de uma língua para outra, mantendo o significado original.
    • Resenha crítica de livro — Trata-se de uma análise crítica de um ou mais livros impressos ou online (O tipo "revisão de produto" é usado para análise de produtos).
    • Entrevistas — Ato de entrevistar ou ser entrevistado(a). É uma conversa entre duas ou mais pessoas com um fim determinado com perguntas feitas pelo(a) entrevistador(a) de modo a obter informação necessária por parte do(a) entrevistado(a).
    • Editorial ou introdução (Peça de opinião, declaração política ou comentário geral escrito por membro da equipe editorial (com autoria e título próprio diferente do título da seção)).
    • Parecer de artigo aprovado — (Documento de análise de um manuscrito que comunica pesquisa com avaliação da sua relevância, dos métodos aplicados e apresentação e discussão dos resultados obtidos. O parecer destaca as contribuições da pesquisa que recomendam sua aceitação e as recomendações de correções e aperfeiçoamentos).
    • Retratação — (Retratação ou negação de um material publicado previamente).

Diretrizes para Autores

1 Diretrizes para submissão

  1. Composição de autoria, independente da vinculação profissional e local de origem:
  2. Para o caso de autoria individual, o autor deve ter, o título de Doutor.
  3. Em caso de coautoria, os autores poderão estar na condição de graduando(a), mestrando(a) ou doutorando(a), sendo apenas um (1) doutor(a).
  4. No caso de autoria múltipla deverá ser apresentada a contribuição de cada autor para o artigo de acordo com o Guia para Marcação e Publicação de contribuição de autores: Taxonomia CRediT (SciELO, 2023).
  5. Todos os autores devem possuir cadastro no ORCID id (https://orcid.org/). Devidamente preenchido no metadado ID.
  6. Os autores devem preencher e informar todos os metadados na plataforma da revista, como formação, escolaridade, instituição, link do currículo link do currículo LATTES (https://lattes.cnpq.br/) – para todas as autorias brasileiras –, contatos, etc.

2 Diretrizes complementares

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; não sendo o caso, justificar em "Comentários ao Editor".
  2. O artigo deverá ter a extensão mínima de 15 (quinze) e máxima de 25 (vinte cinco) páginas e encaminhado como documento .doc ou .docx, não contendo nome dos autores, pois é uma avaliação cega.
  3. Título em português, em inglês e no idioma do artigo, se outro, devendo o mesmo expressar, de forma clara e precisa o conteúdo geral do artigo.
  4. Palavras-chave e resumo em português, em inglês e no idioma do artigo, se outro. O resumo deverá ter a extensão máxima de 250 (duzentas e cinquenta) palavras, conforme a NBR 6028:2021 da ABNT.
  5. Títulos das seções deverão ser destacados tipograficamente, de forma hierárquica, da primária à quinaria. Podem ser utilizados os recursos gráficos de maiúscula, negrito, itálico ou sublinhados e ouros, conforme a NBR 6024:2012 da ABNT.
  6. O texto deverá apresentar os parágrafos com espaçamento de 1,5 para o corpo do texto. O espaçamento deve ser simples para citações longas (quatro linhas ou mais), notas de rodapé, fontes das figuras e quaisquer outros detalhes, em fonte tamanho 10. Todo o texto deve estar justificado e utilizar recuo de 1,25cm da margem esquerda no início de cada parágrafo.
  7. Citações de até 3 (três) linhas deverão ser incluídas no texto, entre aspas. Citações com mais de 3 linhas deverão ser recuadas quatro (4) cm a partir do parágrafo dispensando aspas.
  8. Palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico.
  9. Ilustrações, gráficos, desenhos, quadros, tabelas etc. deverão restringir-se ao absolutamente necessário à clareza do texto e deverão se localizar o mais próximo possível do trecho onde são mencionados, fornecendo a indicação da fonte utilizada e legíveis.
  10. Os títulos ou legendas devem ser claros e objetivos.
  11. Citações deverão estar de acordo com a NBR 10520:2023 da ABNT.
  12. Referências deverão estar de acordo com a NBR 6023:2025 da ABNT.
  13. O arquivo com o texto do artigo deverá ser anexado no formato .doc e .docx. conforme o Modelo de Manuscrito, para artigos e Modelo Resenha, para resenhas.
  14. O autor deverá, no momento da submissão, preencher o Formulário sobre Conformidade com a Ciência Aberta e anexá-lo na submissão no campo "Discussão de pré-avaliação".
  15. Nas submissões com múltipla autoria, deve-se preencher o documento da Taxonomia CRediT – conforme o quadro abaixo – sobre as funções de cada autor e enviá-lo como anexo

 

Dossiê Desafios Contemporâneos da América Latina

Políticas da revista.

Artigos Livres

Política padrão de seção

Resenhas

Política Padrão da Seção.

Dossiê: Políticas públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento

Serão aceitos artigos que tratem sobre Políticas públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A questão do desenvolvimento tem estimulado o debate acadêmico intenso desde o final da década de 1950, quando era sinônimo de progresso. Na década de 1980 ocorre o processo de transição à democracia, particularmente na América Latina, o que imporá um novo padrão de ação do Estado chancelado por um conjunto de mecanismos que começaram a organizar molduras institucionais legítimas para a disputa e conclusão dos governos e dos programas. A questão ambiental se consolida institucionalmente a partir desse momento de contribuição de novos movimentos sociais, e de concepções teóricas e políticas que se articulam e contradizem com base nos mais variados interesses conceituais, econômicos e políticos nacionais e internacionais. No âmbito internacional, os países do centro do sistema econômico recomendam parcimônia no uso dos recursos naturais e, de outro lado, os países na periferia do sistema preconizam que o meio ambiente não deve limitar o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, analisar como os Estados tematizam e formulam suas políticas públicas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento é um debate atual e necessário num mundo multipolar. Neste sentido, o objetivo geral deste dossiê é contribuir com o debate e análises das políticas públicas em relação aos impactos no meio ambiente e na sociedade, causados pelo processo de desenvolvimento.

Dossiê Dossiê: Os direitos de cidadania para o enfrentamento da Pandemia

A Revista Campos Neutrais convida os (as) professores(as) pesquisadores(as) para contribuirem com manuscritos para o Dossiê "Os direitos de cidadania para o enfrentamento da Pandemia da Covid-19", cujo objetivo é avaliar o impacto das políticas públicas associadas aos direitos sociais de educação, saúde, trabalho e renda mínima de subsistência como estratégia de enfrentamento da crise sanitária global da Pandemia da Covid-19.

O Dossiê é uma parceria com a equipe de pesquisadores do Projeto de Pesquisa "Cultura Política e Capacidade Estatal: a organização do Sistema Único de Saúde e o Enfrentamento da Covid-19" 

As propostas de artigo podem, ser encaminhadas diretamente para o endereço de mail: cidadania@furg.br até o final de agosto de 2023.

Organizadores: Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase e Prof. Dr. Anderson Lobato.

Dossiê O conflito Israel-Hamas: perspectivas sobre o conflito e possibilidades de paz

O objetivo desse dossiê é coletar artigos que possam oferecer um olhar global e multidimensional destacando ambiguidades, tensões e paradoxos presentes na raiz do conflito ou nas perspectivas de paz. Oferecemos, a seguir, algumas sugestões de perguntas ou pontos de partida sobre as quais possamos receber contribuições e organizar nossos olhares sobre os acontecimentos:

  1. Como entender as tensões estruturais entre Israel e Palestina?

  2. Que atores internacionais são (ou não) relevantes nesse cenário?

  3. Onde estaria presente a comunidade internacional quando se trata dos direitos dos palestinos em Gaza?

  4. Qual o papel da diplomacia contemporânea na negociação de uma via política para o conflito?

  5. Qual é a posição do governo brasileiro diante desse complexo cenário?

  6. Que ensinamentos podem ser obtidos da relação pacífica entre Brasil x Uruguai e Brasil x Paraguai, onde residem significativas comunidades árabes, comunidades muçulmanas e comunidades palestinas?

  7. Que “fraturas” do internacional moderno os acontecimentos realçam?

  8. Qual futuro das instituições internacionais ante sua incapacidade de coordenar uma resolução pacífica ou humanitária ao conflito?

  9. Em que medida os acontecimentos problematizam a natureza das novas guerras ou apontam para a mudança do modelo de conflitos num mundo em transformação?

  10. Qual impacto dos acontecimentos sobre a reflexão do Estado nacional enquanto modelo de organização política da modernidade?

Dossiê: Políticas públicas, Meio Ambiente, Informação e Desenvolvimento

No contexto atual, a retomada de concepções ditatoriais em vários países tem direcionado as políticas públicas para uma forma de desenvolvimento conservador, baseado na economia de elevado carbono, intervenção desproporcional ao meio ambiente e formas cada vez mais nocivas de contaminação. Mudar a rota do debate ambiental internacional, dando menos importância a categorias-chave do debate, tais como precaução, preservação, conservação, uso racional dos recursos e parcimônia na contaminação implica cada vez mais na necessidade de um diálogo amplo e global sobre a questão ambiental. Sobretudo, considerando a crescente demanda social, ainda mais depois da vitória dos programas de governo de Donald Trump em 2025 e antes, no de Jair Bolsonaro, em 2019, que deram celeridade a um discurso e práticas claramente desenvolvimentistas e contrárias a quaisquer freios às agressões ambientais e seus desdobramentos na agenda ambiental internacional contemporânea.

Neste contexto, e perante a possibilidade desta tendência tornar-se hegemônica, urge que a necessidade da academia produzir referências que sirvam para o entendimento e proposição que considerem a variável ambiental no seio das políticas públicas de desenvolvimento, com igual potencial para influenciar e alertar a opinião pública e a mídia da necessidade de uma reversão dessa tendência.

Sendo assim, a proposta do dossiê é de compartilhar e tornar público, o resultado do amadurecimento dos pesquisadores, das diferentes regiões do país, bem como da Europa e América Latina, com formações multidisciplinares, que contribuíram com  resultados sistematizados  de pesquisa realizadas em países da América Latina e Europa, tanto apresentadas no 48º Encontro Anual da Anpocs, em outubro de 2024, através do  Grupo de Trabalho  intitulado: Políticas públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento, bem como no 11.º Congresso Internacional do Conselho Europeu de Pesquisas Sociais da América Latina – CEISAL/2025, através do Grupo de trabalho 3.7: Ciências, Meio Ambiente e Informação, realizado em Paris. Isto porque, as temáticas têm sinergia e ampliam o diálogo e as inter-relações existentes nas abordagens efetivadas pelas investigações.

Na Anpocs foram apresentados dados sistematizados em relação à questão da ação do Estado frente ao desenvolvimento e ao meio ambiente; a fim de contribuir com análises que poderão promover mudança de paradigma a respeito da efetividade e eficiência da aplicabilidade de políticas públicas articuladas ao desenvolvimento responsável e sustentável.  Já no Ceisal foram trazidos resultados de pesquisas que articularam a relação da ciência com meio ambiente e informação, como elementos fundantes para construção de práticas exitosas que utilizem as ferramentas tecnológicas da atualidade, como uma aliada no trato com a questão ambiental tanto para mitigação dos riscos nos desastres ambientais, como em políticas de viabilização de canais formais e informais de comunicação  na busca da adoção de medidas de precaução/preservação/conservação dos recursos naturais e consequentemente do meio ambiente.

 

Organizadores:

Profa. Dra. Valéria Pereira Bastos - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (Lattes: http://lattes.cnpq.br/0034189381343924)

Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase - Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Lattes: http://lattes.cnpq.br/9890726277397527)

Prof. Dr. Fábio Fonseca Figueiredo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Lattes: http://lattes.cnpq.br/3895306086709129)

Profa. Dra. Jaqueline Santos Barradas - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5206195266468729)

Prof. Dr. Rafael Trueba Regalado - Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4452-5469)  

 

Prazo de Submissão: 30 de setembro de 2025

Previsão de publicação: 31 de dezembro de 2025

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.