Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O autor (a) se compromete e garante a boa escrita e eventuais revisões linguísticas. Em razão da limitação de recursos públicos, a revista não pode se comprometer com o processo de revisão de texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores".
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.
  • O artigo está no template da revista? (disponível para download em seção submissões https://periodicos.furg.br/cn/about/submissions)

Diretrizes para Autores

O ENVIO DO ARTIGO DEVE OBSERVAR O MODELO A SEGUIR:

TEMPLATE DE ARTIGO PARA SUBMISSÃO

 

ARTIGOS (DOSSIÊ OU LIVRE)

As contribuições em formato de artigo poderão ser apresentadas para o Dossiê Temático ou como Artigos Livres.

Em ambos os casos, as contribuições deverão observar as seguintes orientações:

1.1.  Ser inédito.

1.2. O autor principal deve ter o título de doutor.

1.3. Além do título no idioma do texto (português ou espanhol), o artigo deve ter um segundo título em inglês, francês ou espanhol, os artigos deverão conter um resumo em português ou espanhol e outro em inglês, francês ou espanhol, contendo no máximo 1.000 caracteres com espaço, e conter uma lista de três palavras-chave, em português ou espanhol e outra em inglês, francês ou espanhol, separadas por ponto.

1.4. O texto deverá ter a extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas. A página deverá ser em formato A4 com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm. O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deverá ser escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento 1,5, podendo ser escrito em português ou espanhol, em formato de arquivo Word for Windows.

1.5. As citações no interior do texto deverão obedecer às seguintes normas:

1.5.1. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem ser indicadas entre parênteses: sobrenome do autor com letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (VIDAL, 2018, p. 167-203).

1.5.2. As citações a partir de quatro linhas devem ser em tamanho 11 pt, espaço simples, com recuo à direita de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima.

1.5.3. Um autor (MARCHIORI NETO, 2014); dois autores (PASE; BAQUEIRO, 2012); três ou mais autores (CARDOZO et al., 2016). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in;

1.6. As notas deverão estar no corpo do texto;

1.7. Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). Também deverão ser enviados em arquivos compactados em formato zip ou rar, de modo a permitir reprodução direta;

1.8. As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt como no modelo:

1.8.1. Artigos periódicos: VIDAL, Camila. Polarização Partidária e Política Externa nos Estados Unidos (1936-2012). Revista Brasileira de Ciência Política, v. 25, p. 167-203, 2018.

1.8.2. Artigos de publicações referentes a eventos: BRITO, Antonio. Reforma Agrária, Meio Ambiente e Amazônia: estudo de caso em Rondônia. In: X Congresso da Federação Internacional de Estudos sobre América Latina e Caribe. Varsóvia: Centro de Estudos Latino-Americanos - Universidade de Varsóvia, 2001. Anais... Varsóvia: FIEALC, 2001, p. 223-228.

1.8.3.1. Livros: SIMIONI, Fabiane. Práticas de justiça em direito de família: estudo de caso sobre a guarda compartilhada. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2017.

1.8.3.2. Livros organizados: CARDOZO, José Carlos da Silva (Org.). História das crianças no Brasil Meridional. São Leopoldo/RS: Oikos/Editora UNISINOS, 2016.

1.8.3.3. Livros em coautoria: PASE, Hemerson Luiz; BAQUERO, Marcello (Org.). Estado, democracia e hidroeletricidade no Brasil. Pelotas/RS: UFPEL, 2012.

1.8.4. Capítulos de livro: FERREIRA, Luciano Vaz. A Corrupção nos Negócios Internacionais e o Problema do Controle do Suborno Praticado por Empresas Transnacionais e Seus Reflexos no Brasil. In: MOROSINI, Fábio Costa (Org.). Regulação do comércio internacional e do investimento estrangeiro. São Paulo: Saraiva, 2017, p. 293-312.

1.8.5. Teses: MARCHIORI NETO, Daniel de Lena. Os fundamentos da civilidade no pensamento conservador de Michael Oakeshott. Tese (Doutorado em Direito), Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, 2012.

1.8.6. Dissertações: MOREIRA, Felipe Kern. A percepção de ameaça na política de defesa brasileira no pós-Guerra Fria. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais), Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, 2004.

1.8.7. Citações de sites: Disponível em: http:// ......, acesso em: dd/mm/aaaa.

 

ENTREVISTAS

A Revista poderá publicar entrevistas realizadas com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático, com preferência para o tema proposto pelo Dossiê. As contribuições deverão conter na seguinte ordem: 1. título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. data e local da entrevista; 3. identificação do entrevistado, com breve referência de informações biográficas e trajetória profissional; 4. identificação do(s) autor(es), com respectiva (titulação e instituição). O texto deverá concentrar-se entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaço, assim como obedecer às especificações gerais de formatação observadas no item “1” (Artigos).

 

RESENHAS

As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 2 anos depois do lançamento da última edição) relacionada à área temática da Revista. Deverão ser elaboradas de modo impessoal, contendo posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância. Essas contribuições deverão obedecer às mesmas especificações/ orientações para os artigos e situar-se em até 5 páginas. Os textos deverão conter a referência bibliográfica no início e, em folha precedida ao texto; se for o caso, título no idioma original da resenha (português ou espanhol) e em inglês, nome e dados profissionais (instituição e titulação), bem como endereço eletrônico (e-mail).

Dossiê Desafios Contemporâneos da América Latina

Políticas da revista.

Artigos Livres

Política padrão de seção

Resenhas

Política Padrão da Seção.

Dossiê: Políticas públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento

Serão aceitos artigos que tratem sobre Políticas públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento.

A questão do desenvolvimento tem estimulado o debate acadêmico intenso desde o final da década de 1950, quando era sinônimo de progresso. Na década de 1980 ocorre o processo de transição à democracia, particularmente na América Latina, o que imporá um novo padrão de ação do Estado chancelado por um conjunto de mecanismos que começaram a organizar molduras institucionais legítimas para a disputa e conclusão dos governos e dos programas. A questão ambiental se consolida institucionalmente a partir desse momento de contribuição de novos movimentos sociais, e de concepções teóricas e políticas que se articulam e contradizem com base nos mais variados interesses conceituais, econômicos e políticos nacionais e internacionais. No âmbito internacional, os países do centro do sistema econômico recomendam parcimônia no uso dos recursos naturais e, de outro lado, os países na periferia do sistema preconizam que o meio ambiente não deve limitar o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, analisar como os Estados tematizam e formulam suas políticas públicas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento é um debate atual e necessário num mundo multipolar. Neste sentido, o objetivo geral deste dossiê é contribuir com o debate e análises das políticas públicas em relação aos impactos no meio ambiente e na sociedade, causados pelo processo de desenvolvimento.

Dossiê Dossiê: Os direitos de cidadania para o enfrentamento da Pandemia

A Revista Campos Neutrais convida os (as) professores(as) pesquisadores(as) para contribuirem com manuscritos para o Dossiê "Os direitos de cidadania para o enfrentamento da Pandemia da Covid-19", cujo objetivo é avaliar o impacto das políticas públicas associadas aos direitos sociais de educação, saúde, trabalho e renda mínima de subsistência como estratégia de enfrentamento da crise sanitária global da Pandemia da Covid-19.

O Dossiê é uma parceria com a equipe de pesquisadores do Projeto de Pesquisa "Cultura Política e Capacidade Estatal: a organização do Sistema Único de Saúde e o Enfrentamento da Covid-19" 

As propostas de artigo podem, ser encaminhadas diretamente para o endereço de mail: cidadania@furg.br até o final de agosto de 2023.

Organizadores: Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase e Prof. Dr. Anderson Lobato.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.