Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
- O autor (a) se compromete e garante a boa escrita e eventuais revisões linguísticas. Em razão da limitação de recursos públicos, a revista não pode se comprometer com o processo de revisão de texto.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores".
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.
- O artigo está no template da revista? (disponível para download em seção submissões https://periodicos.furg.br/cn/about/submissions)
-
As edições serão organizadas nas seguintes seções:
• Dossiês temáticos — Trata-se de uma publicação que reúne artigos sobre um tema específico dentro do escopo da revista. Consiste em um conjunto de textos, incluindo artigos, traduções, resenhas e entrevistas, organizados em torno de um tema considerado relevante pelos Editores da Campos Neutrais e para a área de abrangência da revista.
• Artigos — Artigo de pesquisa (comunica uma pesquisa original). Artigo de revisão (sumariza criticamente o conhecimento científico sobre um determinado tema. Também conhecido como revisão de literatura).
• Traduções — É o processo de converter uma mensagem de uma língua para outra, mantendo o significado original.
• Resenha crítica de livro — Trata-se de uma análise crítica de um ou mais livros impressos ou online (O tipo "revisão de produto" é usado para análise de produtos).
• Entrevistas — Ato de entrevistar ou ser entrevistado(a). É uma conversa entre duas ou mais pessoas com um fim determinado com perguntas feitas pelo(a) entrevistador(a) de modo a obter informação necessária por parte do(a) entrevistado(a).
• Editorial ou introdução (Peça de opinião, declaração política ou comentário geral escrito por membro da equipe editorial (com autoria e título próprio diferente do título da seção)).
• Parecer de artigo aprovado — (Documento de análise de um manuscrito que comunica pesquisa com avaliação da sua relevância, dos métodos aplicados e apresentação e discussão dos resultados obtidos. O parecer destaca as contribuições da pesquisa que recomendam sua aceitação e as recomendações de correções e aperfeiçoamentos).
• Retratação — (Retratação ou negação de um material publicado previamente).
Dossiê Desafios Contemporâneos da América Latina
Políticas da revista.
Artigos Livres
Política padrão de seção
Resenhas
Política Padrão da Seção.Dossiê: Políticas públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento
Serão aceitos artigos que tratem sobre Políticas públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento.
A questão do desenvolvimento tem estimulado o debate acadêmico intenso desde o final da década de 1950, quando era sinônimo de progresso. Na década de 1980 ocorre o processo de transição à democracia, particularmente na América Latina, o que imporá um novo padrão de ação do Estado chancelado por um conjunto de mecanismos que começaram a organizar molduras institucionais legítimas para a disputa e conclusão dos governos e dos programas. A questão ambiental se consolida institucionalmente a partir desse momento de contribuição de novos movimentos sociais, e de concepções teóricas e políticas que se articulam e contradizem com base nos mais variados interesses conceituais, econômicos e políticos nacionais e internacionais. No âmbito internacional, os países do centro do sistema econômico recomendam parcimônia no uso dos recursos naturais e, de outro lado, os países na periferia do sistema preconizam que o meio ambiente não deve limitar o desenvolvimento econômico. Nesse sentido, analisar como os Estados tematizam e formulam suas políticas públicas sobre o meio ambiente e o desenvolvimento é um debate atual e necessário num mundo multipolar. Neste sentido, o objetivo geral deste dossiê é contribuir com o debate e análises das políticas públicas em relação aos impactos no meio ambiente e na sociedade, causados pelo processo de desenvolvimento.
Dossiê Dossiê: Os direitos de cidadania para o enfrentamento da Pandemia
A Revista Campos Neutrais convida os (as) professores(as) pesquisadores(as) para contribuirem com manuscritos para o Dossiê "Os direitos de cidadania para o enfrentamento da Pandemia da Covid-19", cujo objetivo é avaliar o impacto das políticas públicas associadas aos direitos sociais de educação, saúde, trabalho e renda mínima de subsistência como estratégia de enfrentamento da crise sanitária global da Pandemia da Covid-19.
O Dossiê é uma parceria com a equipe de pesquisadores do Projeto de Pesquisa "Cultura Política e Capacidade Estatal: a organização do Sistema Único de Saúde e o Enfrentamento da Covid-19"
As propostas de artigo podem, ser encaminhadas diretamente para o endereço de mail: cidadania@furg.br até o final de agosto de 2023.
Organizadores: Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase e Prof. Dr. Anderson Lobato.
Dossiê O conflito Israel-Hamas: perspectivas sobre o conflito e possibilidades de paz
O objetivo desse dossiê é coletar artigos que possam oferecer um olhar global e multidimensional destacando ambiguidades, tensões e paradoxos presentes na raiz do conflito ou nas perspectivas de paz. Oferecemos, a seguir, algumas sugestões de perguntas ou pontos de partida sobre as quais possamos receber contribuições e organizar nossos olhares sobre os acontecimentos:
-
Como entender as tensões estruturais entre Israel e Palestina?
-
Que atores internacionais são (ou não) relevantes nesse cenário?
-
Onde estaria presente a comunidade internacional quando se trata dos direitos dos palestinos em Gaza?
-
Qual o papel da diplomacia contemporânea na negociação de uma via política para o conflito?
-
Qual é a posição do governo brasileiro diante desse complexo cenário?
-
Que ensinamentos podem ser obtidos da relação pacífica entre Brasil x Uruguai e Brasil x Paraguai, onde residem significativas comunidades árabes, comunidades muçulmanas e comunidades palestinas?
-
Que “fraturas” do internacional moderno os acontecimentos realçam?
-
Qual futuro das instituições internacionais ante sua incapacidade de coordenar uma resolução pacífica ou humanitária ao conflito?
-
Em que medida os acontecimentos problematizam a natureza das novas guerras ou apontam para a mudança do modelo de conflitos num mundo em transformação?
-
Qual impacto dos acontecimentos sobre a reflexão do Estado nacional enquanto modelo de organização política da modernidade?
Dossiê: Políticas públicas, Meio Ambiente, Informação e Desenvolvimento
No contexto atual, a retomada de concepções ditatoriais em vários países tem direcionado as políticas públicas para uma forma de desenvolvimento conservador, baseado na economia de elevado carbono, intervenção desproporcional ao meio ambiente e formas cada vez mais nocivas de contaminação. Mudar a rota do debate ambiental internacional, dando menos importância a categorias-chave do debate, tais como precaução, preservação, conservação, uso racional dos recursos e parcimônia na contaminação implica cada vez mais na necessidade de um diálogo amplo e global sobre a questão ambiental. Sobretudo, considerando a crescente demanda social, ainda mais depois da vitória dos programas de governo de Donald Trump em 2025 e antes, no de Jair Bolsonaro, em 2019, que deram celeridade a um discurso e práticas claramente desenvolvimentistas e contrárias a quaisquer freios às agressões ambientais e seus desdobramentos na agenda ambiental internacional contemporânea.
Neste contexto, e perante a possibilidade desta tendência tornar-se hegemônica, urge que a necessidade da academia produzir referências que sirvam para o entendimento e proposição que considerem a variável ambiental no seio das políticas públicas de desenvolvimento, com igual potencial para influenciar e alertar a opinião pública e a mídia da necessidade de uma reversão dessa tendência.
Sendo assim, a proposta do dossiê é de compartilhar e tornar público, o resultado do amadurecimento dos pesquisadores, das diferentes regiões do país, bem como da Europa e América Latina, com formações multidisciplinares, que contribuíram com resultados sistematizados de pesquisa realizadas em países da América Latina e Europa, tanto apresentadas no 48º Encontro Anual da Anpocs, em outubro de 2024, através do Grupo de Trabalho intitulado: Políticas públicas, Meio Ambiente e Desenvolvimento, bem como no 11.º Congresso Internacional do Conselho Europeu de Pesquisas Sociais da América Latina – CEISAL/2025, através do Grupo de trabalho 3.7: Ciências, Meio Ambiente e Informação, realizado em Paris. Isto porque, as temáticas têm sinergia e ampliam o diálogo e as inter-relações existentes nas abordagens efetivadas pelas investigações.
Na Anpocs foram apresentados dados sistematizados em relação à questão da ação do Estado frente ao desenvolvimento e ao meio ambiente; a fim de contribuir com análises que poderão promover mudança de paradigma a respeito da efetividade e eficiência da aplicabilidade de políticas públicas articuladas ao desenvolvimento responsável e sustentável. Já no Ceisal foram trazidos resultados de pesquisas que articularam a relação da ciência com meio ambiente e informação, como elementos fundantes para construção de práticas exitosas que utilizem as ferramentas tecnológicas da atualidade, como uma aliada no trato com a questão ambiental tanto para mitigação dos riscos nos desastres ambientais, como em políticas de viabilização de canais formais e informais de comunicação na busca da adoção de medidas de precaução/preservação/conservação dos recursos naturais e consequentemente do meio ambiente.
Organizadores:
Profa. Dra. Valéria Pereira Bastos - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC/RJ (Lattes: http://lattes.cnpq.br/0034189381343924)
Prof. Dr. Hemerson Luiz Pase - Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Lattes: http://lattes.cnpq.br/9890726277397527)
Prof. Dr. Fábio Fonseca Figueiredo - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (Lattes: http://lattes.cnpq.br/3895306086709129)
Profa. Dra. Jaqueline Santos Barradas - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5206195266468729)
Prof. Dr. Rafael Trueba Regalado - Universidad Michoacana de San Nicolás de Hidalgo (Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4452-5469)
Prazo de Submissão: 30 de setembro de 2025
Previsão de publicação: 31 de dezembro de 2025
Declaração de Direito Autoral
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).