Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • O autor (a) se compromete e garante a boa escrita e eventuais revisões linguísticas. Em razão da limitação de recursos públicos, a revista não pode se comprometer com o processo de revisão de texto.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em "Diretrizes para Autores".
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em "Assegurando a avaliação pelos pares cega" foram seguidas.
  • O artigo está no template da revista? (disponível para download em seção submissões https://periodicos.furg.br/cn/about/submissions)

Diretrizes para Autores

O ENVIO DO ARTIGO DEVE OBSERVAR O MODELO A SEGUIR:

TEMPLATE DE ARTIGO PARA SUBMISSÃO

 

ARTIGOS (DOSSIÊ OU LIVRE)

As contribuições em formato de artigo poderão ser apresentadas para o Dossiê Temático ou como Artigos Livres.

Em ambos os casos, as contribuições deverão observar as seguintes orientações:

1.1.  Ser inédito.

1.2. O autor principal deve ter o título de doutor.

1.3. Além do título no idioma do texto (português ou espanhol), o artigo deve ter um segundo título em inglês, francês ou espanhol, os artigos deverão conter um resumo em português ou espanhol e outro em inglês, francês ou espanhol, contendo no máximo 1.000 caracteres com espaço, e conter uma lista de três palavras-chave, em português ou espanhol e outra em inglês, francês ou espanhol, separadas por ponto.

1.4. O texto deverá ter a extensão mínima de 10 e máxima de 25 páginas, incluindo as referências bibliográficas e notas. A página deverá ser em formato A4 com margem superior de 2,5 cm, inferior de 2,5 cm, esquerda 2,5 cm e direita 2,5 cm. O texto completo do artigo, sem indicação de autoria, deverá ser escrito em Times New Roman 12 pt e com espaçamento 1,5, podendo ser escrito em português ou espanhol, em formato de arquivo Word for Windows.

1.5. As citações no interior do texto deverão obedecer às seguintes normas:

1.5.1. As citações de até três linhas devem constar entre aspas, no corpo do texto, com o mesmo tipo e tamanho de fonte do texto normal. As referências devem ser indicadas entre parênteses: sobrenome do autor com letras maiúsculas, ano de publicação e páginas (VIDAL, 2018, p. 167-203).

1.5.2. As citações a partir de quatro linhas devem ser em tamanho 11 pt, espaço simples, com recuo à direita de 4 cm. As referências devem constar no corpo do texto, entre parênteses, como no exemplo acima.

1.5.3. Um autor (MARCHIORI NETO, 2014); dois autores (PASE; BAQUEIRO, 2012); três ou mais autores (CARDOZO et al., 2016). Trabalhos com mesmo(s) autor(es) e mesma data devem ser distinguidos por letras minúsculas logo após a data. Não utilizar op. cit. e evitar o uso de apud, preferindo in;

1.6. As notas deverão estar no corpo do texto;

1.7. Gráficos, quadros e mapas devem ser encaminhados no interior do texto, numerados e titulados corretamente, com a devida referência (se reproduzidos de outra fonte). Também deverão ser enviados em arquivos compactados em formato zip ou rar, de modo a permitir reprodução direta;

1.8. As referências bibliográficas deverão ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, em 12 pt como no modelo:

1.8.1. Artigos periódicos: VIDAL, Camila. Polarização Partidária e Política Externa nos Estados Unidos (1936-2012). Revista Brasileira de Ciência Política, v. 25, p. 167-203, 2018.

1.8.2. Artigos de publicações referentes a eventos: BRITO, Antonio. Reforma Agrária, Meio Ambiente e Amazônia: estudo de caso em Rondônia. In: X Congresso da Federação Internacional de Estudos sobre América Latina e Caribe. Varsóvia: Centro de Estudos Latino-Americanos - Universidade de Varsóvia, 2001. Anais... Varsóvia: FIEALC, 2001, p. 223-228.

1.8.3.1. Livros: SIMIONI, Fabiane. Práticas de justiça em direito de família: estudo de caso sobre a guarda compartilhada. Rio Grande/RS: Editora da FURG, 2017.

1.8.3.2. Livros organizados: CARDOZO, José Carlos da Silva (Org.). História das crianças no Brasil Meridional. São Leopoldo/RS: Oikos/Editora UNISINOS, 2016.

1.8.3.3. Livros em coautoria: PASE, Hemerson Luiz; BAQUERO, Marcello (Org.). Estado, democracia e hidroeletricidade no Brasil. Pelotas/RS: UFPEL, 2012.

1.8.4. Capítulos de livro: FERREIRA, Luciano Vaz. A Corrupção nos Negócios Internacionais e o Problema do Controle do Suborno Praticado por Empresas Transnacionais e Seus Reflexos no Brasil. In: MOROSINI, Fábio Costa (Org.). Regulação do comércio internacional e do investimento estrangeiro. São Paulo: Saraiva, 2017, p. 293-312.

1.8.5. Teses: MARCHIORI NETO, Daniel de Lena. Os fundamentos da civilidade no pensamento conservador de Michael Oakeshott. Tese (Doutorado em Direito), Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC, 2012.

1.8.6. Dissertações: MOREIRA, Felipe Kern. A percepção de ameaça na política de defesa brasileira no pós-Guerra Fria. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais), Universidade de Brasília, UnB, Brasília, DF, 2004.

1.8.7. Citações de sites: Disponível em: http:// ......, acesso em: dd/mm/aaaa.

 

ENTREVISTAS

A Revista poderá publicar entrevistas realizadas com pesquisadores, teóricos e indivíduos que possam contribuir para discussões sobre temáticas relacionadas à área de seu enfoque temático, com preferência para o tema proposto pelo Dossiê. As contribuições deverão conter na seguinte ordem: 1. título da entrevista (português ou espanhol) e em inglês; 2. data e local da entrevista; 3. identificação do entrevistado, com breve referência de informações biográficas e trajetória profissional; 4. identificação do(s) autor(es), com respectiva (titulação e instituição). O texto deverá concentrar-se entre 30.000 e 60.000 caracteres com espaço, assim como obedecer às especificações gerais de formatação observadas no item “1” (Artigos).

 

RESENHAS

As resenhas destinam-se à descrição, ao exame e ao julgamento de obra recente (não mais que 2 anos depois do lançamento da última edição) relacionada à área temática da Revista. Deverão ser elaboradas de modo impessoal, contendo posicionamento de ordem técnica diante do objeto de análise, seguidos de um resumo do conteúdo e possível demonstração de sua importância. Essas contribuições deverão obedecer às mesmas especificações/ orientações para os artigos e situar-se em até 5 páginas. Os textos deverão conter a referência bibliográfica no início e, em folha precedida ao texto; se for o caso, título no idioma original da resenha (português ou espanhol) e em inglês, nome e dados profissionais (instituição e titulação), bem como endereço eletrônico (e-mail).

Dossiê Temático

Política Padrão da Seção

Dossiê Desafios Contemporâneos da América Latina

Políticas da revista.

Artigos Livres

Política padrão de seção

Resenhas

Política Padrão da Seção.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.