Do repensar a Bobbio à Problemática dos Direitos Sociais em Tempos de Globalização

Autores

  • José Alcebíades de Oliveira Junior Professor titular aposentado da UFRGS e professor do PPGD da URI.

DOI:

https://doi.org/10.14295/cn.v2i3.12314

Palavras-chave:

Norberto Bobbio, A Era dos Direitos, Direitos Sociais

Resumo

Este trabalho realiza uma releitura da obra de Bobbio, visando a constatar como esse autor desenvolveu suas análises acerca da filosofia e da sociologia política, na direção da verificação de uma evolução dos Direitos, tendo chegado a uma interessante análise dos Direitos Sociais próprios das sociedades contemporâneas e suas dificuldades de implementação, em grande parte devido a globalização social estar mais fundada na economia do que na real defesa dos interesses humanos e sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Alcebíades de Oliveira Junior, Professor titular aposentado da UFRGS e professor do PPGD da URI.

Professor Titular por Concurso Público de provas e títulos realizado na UFSC, em 1994, em Epistemologia Jurídica. Banca examinadora composta pelos professores Doutores Tércio Sampaio Ferraz Junior, João Maurício Leitão Adeodato, Leonel Severo Rocha e Raffaele De Giorgi. Professor permanente 40 hs. do PPGD-URI Santo Ângelo, Mestrado e Doutorado, desde março de 2018, atuando nos seus Cursos de Mestrado e Doutorado. Realizou missão de estudos e pesquisas em nível de pós-doutorado por três meses na Justus-Liebig-Universität Giessen, Alemanha, em 2015, sob a supervisão do prof..Dr. Christoph Benicke. Em 2019, tendo ganho o Prêmio do CDEA, retornou a Giessen para a entrega de seu trabalho de pesquisa conforme comprovante firmado pelo prof. orientador. Doutor em Direito - Filosofia do Direito e da Política - pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991). Mestre em Instituições Jurídico-Políticas pela UFSC (1985). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Santo Ângelo (1978). Professor Titular aposentado da UFRGS, atuando como professor colaborador convidado e credenciado como professor permanente do Programa de Pós-graduação em Direito (mestrado e doutorado) dessa universidade. Ex-coordenador do PPGDir-UFRGS no biênio 2013-2014. Membro da Comissão de Coordenação do Programa - Gestão 2015 - 2017. Pesquisador nível 1D do CNPq. Ex-Vice-presidente Sul do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito - CONPEDI - Gestão 2013 - 2015. Ex-Pró-Reitor de Pesquisa e de Extensão da UERGS - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2003-2005). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil - RS. Membro da Associação Alemã e Lusitana de Juristas. Integrante do conjunto de professores fundadores do CDEA - Centro de Estudos Europeus e Alemães com sede em Porto Alegre, numa parceria UFRGS - PUC do RS. É docente e pesquisador nas áreas de Teoria, Filosofia e Sociologia do Direito, Direito Público - Constitucional e Direitos Fundamentais -, e Mediação e Arbitragem, possuindo várias trabalhos publicados, com destaque para capítulo integrante da obra coletiva "Direitos Fundamentais das Pessoas em situação de rua", vencedora, em 2015, do 57 Prêmio Jabuti, na categoria Direito. Líder dos Grupos de Pesquisa Direitos Fundamentais e Novos Direitos e Sociologia Judiciária - Clínica de estudos interdisciplinares sobre o Direito, a Justiça e o Poder Judiciário, ambos inscritos no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Coordenador geral do Projeto de Extensão Mediação: uma alternativa à judicialização - SAJU - UFRGS - 2013/2014/2015. Editor Chefe da Revista Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRGS - 2012 - 2018.

Downloads

Publicado

2021-04-21 — Atualizado em 2021-04-21

Versões

Como Citar

DE OLIVEIRA JUNIOR, José Alcebíades. Do repensar a Bobbio à Problemática dos Direitos Sociais em Tempos de Globalização. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 2, n. 3, p. 9–20, 2021. DOI: 10.14295/cn.v2i3.12314. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/12314. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Políticas Públicas Comparadas na América Latina

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.