<b>Estrutura da comunidade de meiofauna de praia arenosa numa região tropical do Brasil</b>

Autores

  • Taciana Kramer de Oliveira Pinto
  • Paulo Jorge Parreira dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i2.798

Palavras-chave:

Meiofauna, Praia arenosa, Microfitobentos, Sedimento, Distribuição espacial, Sandy beach, Microphytobenthos, Grain size, Spatial heterogeneity

Resumo

O objetivo do presente trabalho é verificar a influência de parâmetros ambientais na estruturação da comunidade de meiofauna, considerando as escalas temporal e espacial. As amostras foram coletadas em dois períodos do ano caracterizados por estiagem e chuva e em locais ao longo do banco de areia Coroa do Avião diferindo entre si em termos de composição das frações de areia e presença ou ausência de vegetação. Os grandes grupos registrados foram: Nematoda, Copepoda, Rotifera, Turbellaria, Tardigrada, Gastrotricha, Ostracoda, Polychaeta, Oligochaeta, Acari, Bivalvia, Kinorhyncha e larvas de crustáceo no estágio Nauplius. A densidade média da meiofauna total variou de 542 a 4354 e de 1203 a 5095 ind.10 cm-2 durante período seco e chuvoso, respectivamente. Os valores da concentração de clorofila-a variaram de 0,76 a 26,80 g.cm-2 e o tamanho médio dos grãos de sedimento de 1,673 a 3,028 . Os resultados das análises permitiram verificar variações nos padrões de distribuição espacial dos grandes grupos da meiofauna e que parâmetros ambientais, tais como: concentração de clorofila-a, profundidade da camada de oxi-redução e grau de selecionamento dos sedimentos, são os que apresentaram maior influência sobre a estrutura da comunidade de meiofauna do banco de areia Coroa do Avião. PALAVRAS-CHAVE: meiofauna, praia arenosa, microfitobentos, sedimento, distribuição espacial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taciana Kramer de Oliveira Pinto

Mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco (1998) e Doutorado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2003). Atualmente é professor adjunto I da Universidade Federal de Alagoas e pesquisadora da Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações: Currículo Lattes

Paulo Jorge Parreira dos Santos

Doutorado em Oceanografia em 1995 pela Université de Bordeaux I (França). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

Pinto, T. K. de O., & dos Santos, P. J. P. (2011). <b>Estrutura da comunidade de meiofauna de praia arenosa numa região tropical do Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 28(2), 117–127. https://doi.org/10.5088/atlântica.v28i2.798

Edição

Seção

Artigos