<b>A fauna de peixes da praia do Balneário Atami, Paraná, Brasil</b>

Autores

  • Rodrigo Santiago Godefroid
  • Henry Louis Spach
  • Roberto Schwarz Junior
  • Guilherme Mac Laren Nogueira de Queiroz

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v25i2.2302

Palavras-chave:

ictiofauna, composição, abundância, zona de arrebentação, ichthyofauna, composition, abundance, surf zone.

Resumo

A comunidade de peixes na zona de arrebentação do Balneário Praia de Atami, Paraná, foi estudada entre junho de 1998 e maio de 1999. As amostras foram coletadas: 1) na preamar diurna e 2) na baixa-mar diurna e noturna, das marés de sizígia e quadratura. Em todas as coletas, uma rede tipo picaré (30 m x 2 m, 0,5 cm de malha e saco com 2 m de comprimento) foi arrastada paralela a costa e na mesma direção da corrente. Concomitantemente, foram obtidos dados de temperatura, salinidade, altura e período de onda. Foram capturados 9446 peixes de 24 famílias e 72 espécies. A análise da população indicou um maior número de indivíduos imaturos (95%) enquanto que entre os adultos as fêmeas (58%) foram mais abundantes que os machos (42%). O número de espécies, biomassa total, índice de riqueza e índice de diversidade foram significativamente (p < 0,05) diferentes entre meses. A análise de Cluster com base nos dados de abundância mensal indicou que os meses de junho, julho, agosto e setembro apresentavam abundância de peixes similar, enquanto que os meses de novembro, dezembro, janeiro, fevereiro, março e abril formaram outro grupo temporal com abundância de peixes similar. No entanto, esses dois grupos diferiram entre si em 32%, resultado atribuído principalmente a migrações de Anchoa tricolor, Sardinella brasiliensis, Trachinotus sp. e Mugil gaimardianus. O teste BIOENV indicou que as combinações entre as variáveis salinidade e intensidade do vento, e entre a altura da onda, salinidade e intensidade do vento, melhor explicaram as variações temporais na abundância de peixes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Santiago Godefroid

Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) . Atualmente é Professor Colaborador e Coordenador de Curso da Faculdades Integradas do Brasil.

Mais informações: Currículo Lattes

Henry Louis Spach

Doutorado em oceanografia biológica pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é responsável pelo laboratório de biologia de peixes do Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná.

Mais informações: Currículo Lattes

Roberto Schwarz Junior

Mestrado em Zoologia, pelo programa de Pós-Graduação em Zoologia, UFPR

Mais informações: Currículo Lattes

Guilherme Mac Laren Nogueira de Queiroz

Mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (2005). Atualmente é colaborador cientista da Universidade Federal do Paraná.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Como Citar

Godefroid, R. S., Spach, H. L., Schwarz Junior, R., & Queiroz, G. M. L. N. de. (2011). <b>A fauna de peixes da praia do Balneário Atami, Paraná, Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 25(2), 147–161. https://doi.org/10.5088/atlântica.v25i2.2302

Edição

Seção

Artigos