<b>Distribuição de Ocypode quadrata (Fabricius, 1787) em praias arenosas do nordeste do Brasil</b>

Autores

  • José Souza
  • Nicolas Lavoie
  • Paulo Henrique Bonifácio
  • Clélia Márcia Cavalcanti da Rocha

DOI:

https://doi.org/10.5088/atlântica.v30i2.1526

Palavras-chave:

impacto antrópico, manejo e conservação, bioindicador, Crustácea, Anthropic impact, Management and conservation, bioindicator, ghost crab

Resumo

A distribuição, abundância e morfometria das tocas de Ocypode quadrata foram analisados em doze praias arenosas de Pernambuco (NE-BR – 7º51’- 8º45’30” S; 34º49’ 35º06’ O), com diferentes níveis de impacto ambiental. Esta espécie é típica da margem supralitoral, a mais impactada área da praia por atividades recreativas. A densidade de tocas de O. quadrata foi maior em praias não urbanas, e próximo do limite superior das preamares. O diâmetro das tocas aumentou em direção à terra, com forte correlação com a quantidade de matéria orgânica. Este estudo foi uma maneira rápida e fácil de analisar o impacto antrópico, mas é necessário especificar os impactos e fatores locais que estão influenciando a distribuição de maria-farinha.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Souza

Atualmente atua na área de zoologia.

Nicolas Lavoie

Atualmente, trabalha no Departamento da Universidade de Sherbrooke, Quebec, Canada.

Paulo Henrique Bonifácio

Atualmente é da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia de Onuphidae.

Mais informações: Currículo Lattes

Clélia Márcia Cavalcanti da Rocha

Graduação em Ciências Biológicas pela UFRPE, mestrado e doutorado em Oceanografia Biológica pela mesma universidade. Atualmente, e professora vinculada ao Departamento de Biologia da UFRPE.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-03-26

Como Citar

Souza, J., Lavoie, N., Bonifácio, P. H., & Rocha, C. M. C. da. (2011). <b>Distribuição de Ocypode quadrata (Fabricius, 1787) em praias arenosas do nordeste do Brasil</b>. Atlântica (Rio Grande), 30(2), 139–146. https://doi.org/10.5088/atlântica.v30i2.1526

Edição

Seção

Artigos