ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA

Autores

  • Cibele Vasconcelos Dziekaniak FURG
  • Daner Martins Universidade Federal do Rio Grande
  • Eliana Pereira Universidade Federal do Rio Grande
  • Felipe Lima Universidade Federal do Rio Grande
  • Fernanda Mota Universidade Federal do Rio Grande
  • Marcelo Nunes Universidade Federal do Rio Grande
  • Marcia Souza Universidade Federal do Rio Grande
  • Patrick Vizzotto Universidade Federal do Rio Grande
  • Peterson Fernando Kepps Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Thays Votto Universidade Federal do Rio Grande
  • Mauren Porciúncula Universidade Federal do Rio Grande

Palavras-chave:

APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA, COMPORTAMENTO, MOTIVAÇÃO

Resumo

Relata a experiência de pesquisa acerca do comportamento dos estudantes em relação à aprendizagem da Estatística. A amostra foi composta por 140 estudantes. Foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados para identificação dos hábitos de estudos dos acadêmicos utilizando a escala Likert. A análise foi realizada através da Estatística Multivariada Análise de Componentes Principais (ACP), por meio do software SPSS (Statistical Package of Social Science). A ACP das respostas resultou em cinco fatores: o hábito de leitura e estudos; a preferência pela Matemática; experiência da disciplina de Estatística; forma de aprendizagem e influências externas aos estudantes que concluíram esta disciplina. Estes fatores demonstraram que a percepção da aplicação dos conceitos de Matemática e Estatística no cotidiano dos alunos tende a apresentar um comportamento pró-ativo para com as disciplinas, podendo influenciar em toda sua vida acadêmica. Portanto, torna-se relevante compreender e avaliar o comportamento dos estudantes em disciplinas da área das exatas, de forma a elaborar estratégias para incentivar e motivar os alunos no ambiente universitário.

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Biografia do Autor

Cibele Vasconcelos Dziekaniak, FURG

Doutoranda em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

Dziekaniak, C. V., Martins, D., Pereira, E., Lima, F., Mota, F., Nunes, M., … Porciúncula, M. (2021). ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 29(1-2), 10–33. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/6829

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