Determinação de áreas sujeitas à inundação do Igarapé Pintado em Ji-Paraná – Rondônia utilizando geotecnologias e caracterização morfométrica

Autores

  • Alyne Foschiani Helbel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.
  • Marcos Leandro Alves Nunes Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Margarida Marchetto Universidade Federal de Mato Grosso.

Palavras-chave:

Enchentes. Bacias hidrográficas. Sistema de Informação Geográfica. Morfometria. Planejamento urbano. Amazônia.

Resumo

O Igarapé Pintado localiza-se no perímetro urbano do município de Ji-Paraná/RO, drenando uma área com padrão de habitação que oscila entre baixa e alta ocupação. As moradias situadas na área com o padrão baixo de habitação são as que estão inseridas nas zonas de alto risco de inundação. Assim, este estudo objetivou avaliar os impactos da ocupação e modificação do ambiente natural construído na microbacia do Igarapé Pintado; identificar zonas de risco de inundações; determinar as características morfométricas da microbacia e analisar a influência das mesmas em suas proximidades. Para tanto, identificou-se as zonas com maior risco de inundação com a criação de um geo-campo temático de áreas potenciais de risco de alagamento. De posse do zoneamento da microbacia do Igarapé Pintado, foi possível inferir que a nascente do canal principal, a mais povoada, apresenta um remoto risco de inundação. Já as áreas com maiores probabilidades de enchentes estão próximas ao exutório da microbacia e apresentaram um baixo padrão de habitação. Além das técnicas de geoprocessamento, utilizou-se dados das características físicas da microbacia para o estudo das áreas sujeitas a inundações. Essas características fisiográficas expressaram uma remota tendência a enchentes em condições normais de precipitação na região, de forma geral.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alyne Foschiani Helbel, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO.

Engenheira Ambiental graduada pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental pela Faculdade Santo André. Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

Marcos Leandro Alves Nunes, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Engenheiro Ambiental graduado pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Gestão, Perícia e Auditoria Ambiental pela Faculdade Santo André. Mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Margarida Marchetto, Universidade Federal de Mato Grosso.

Professora do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Mato Grosso. Engenheira Sanitarista pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre e Doutora em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP.

Downloads

Publicado

2016-09-22

Como Citar

Helbel, A. F., Nunes, M. L. A., & Marchetto, M. (2016). Determinação de áreas sujeitas à inundação do Igarapé Pintado em Ji-Paraná – Rondônia utilizando geotecnologias e caracterização morfométrica. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 24(2), 111–126. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3754

Edição

Seção

Artigos