Simulação numérica do comportamento de navios amarrados em bacias abrigadas

Autores

  • Liliana Vieira Pinheiro LNEC
  • João Alfredo Santos
  • Conceição Fortes

Palavras-chave:

Agitação marítima, Navio amarrado, Modelos numéricos Portos, SWAMS.

Resumo

Neste artigo descreve-se a ferramenta numérica SWAMS que se baseia nos modelos numéricos DREAMS, BOUSS-WMH e MOORNAV para caracterizar a resposta dum navio amarrado no interior dum porto sujeito à acção da agitação marítima. Os dois primeiros modelos simulam a propagação de ondas lineares e não lineares em zonas abrigadas de profundidade variável, tendo em conta os fenómenos da refracção, difracção, reflexão parcial, dissipação de energia devida ao atrito de fundo e rebentação das ondas. Enquanto o modelo DREAMS é um modelo linear baseado na equação de declive suave, o modelo não linear BOUSS-WMH é baseado nas equações de Boussinesq. O comportamento do navio amarrado é simulado com o pacote numérico MOORNAV que engloba um modelo numérico para resolver, no domínio da frequência, os problemas de radiação e de difração da interacção de corpos flutuantes com ondas e um modelo que converte os resultados daqueles problemas do domínio do tempo para o domínio da frequência e que monta e resolve as equações do movimento do navio amarrado, BAS.Apresentam-se as modificações introduzidas no modelo WAMIT para calcular as forças de difracção com base nas relações apresentadas em Haskind. Tais relações, porque utilizam o potencial de velocidades obtido com o modelo DREAMS ou com o modelo BOUSS-WMH, permitem levar em conta a refracção, difracção ou reflexão que podem ocorrer na propagação das ondas para o interior de uma bacia abrigada. Para além da descrição dos modelos numéricos na ferramenta SWAMS, apresenta-se a forma como os resultados são transferidos entre eles bem como aplicações da mesma para ilustrar as suas capacidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliana Vieira Pinheiro, LNEC

Posição actual: Bolseira de Iniciação à Investigação Científica no Núcleo de Portos e Estruturas Marítimas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Portugal. Graus académicos: Mestrado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, perfil de Energia. Licenciatura em Engenharia Civil pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, perfil de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente.

Downloads

Publicado

2013-07-04

Como Citar

Pinheiro, L. V., Santos, J. A., & Fortes, C. (2013). Simulação numérica do comportamento de navios amarrados em bacias abrigadas. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 23(1), 85–103. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/3695

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.