Controle do veículo subaquático tatuí utilizando estrutura variável
Palavras-chave:
Controle de Posição, ROV, Estrutura Variável, Modelagem Dinâmica, Robustez, Position Control, Variable Structure, Dynamic Model, RobustResumo
Projetar leis de controle para veículos subaquáticos não tripulados apresenta dificuldades extras, geralmente associadas a diferenças entre o modelo dinâmico nominal e a planta física. Estas diferenças existem principalmente em razão da existência de dinâmicas não modeladas e ainda, parâmetros do modelo difíceis de serem identificados. Portanto, é fundamental que a lei de controle, projetada para ser implementada na prática, apresente características de robustez que lhe permita manter o desempenho e a estabilidade. Neste sentido, o controle a estrutura variável é reconhecidamente adequado a sistemas com incertezas paramétricas. O presente artigo descreve o modelo cinemático e dinâmico de veículos subaquáticos. Apresenta também o desenvolvimento de um controlador automático de posição. Esse controle em posição é necessário sempre que se deseja levar o veículo para uma determinada posição e lá mantê-lo durante a realização de alguma tarefa. Após o desenvolvimento teórico, simulações são apresentadas com o ROV (Tatuí), onde se verificou que a estrutura variável com superfície integral apresentou o melhor comportamento.Downloads
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Publicado
2012-04-28
Como Citar
Gomes, S. da S., Zeilmann, A. P., Madeira, M. A. de S., Soares, L. B., & Gomes, S. C. de P. (2012). Controle do veículo subaquático tatuí utilizando estrutura variável. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 21(1), 110–129. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/2569
Edição
Seção
Artigos