MAPEAMENTO DE PROCESSOS E ANÁLISE DE BENCHMARKING PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS NA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)

Autores

  • Uilson Diego Gomes Prestes Curso de Engenharia de Produção Centro de Engenharias Universidade Federal de Pelotas
  • Rogério Royer Curso de Engenharia de Produção Centro de Engenharias Universidade Federal de Pelotas
  • Ariane Ferreira Porto Rosa Curso de Engenharia de Produção Centro de Engenharias Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0002-1345-7523

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-9478

Palavras-chave:

Mapeamento, Processo, Benchmarking

Resumo

A gestão por processos vem sendo apontada como uma trajetória que as organizações devem seguir para tornarem-se eficazes. Processos bem documentados permitem que seus conteúdos sejam transmitidos facilmente para qualquer pessoa que precise entendê-los. No mapeamento de processos, conseguimos definir nitidamente as falhas de um processo, possibilitando maior facilidade em instituir a melhoria contínua, identificar os gargalos, determinar os responsáveis pelas etapas, atividade, processo, estimar os recursos necessários, e realizar os ajustes quando necessário. Uma vez documentados, os processos podem ser avaliados quanto a sua adequação aos propósitos da organização. Logo, entender, documentar e melhorar os seus processos de negócio são as atividades a que as organizações se lançam na busca da eficácia. Desta maneira, o estudo deste trabalho tem como propósito o mapeamento e análise de benchmarking do processo de expedição e registro de diplomas da coordenação de registros acadêmicos (CRA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), identificando, a partir deste mapeamento, os processos críticos, auxiliando na identificação de melhorias dos mesmos, servindo de suporte para a Instituição na busca por uma melhor performance. Desta forma, este trabalho apresenta, primeiramente, uma breve revisão teórica sobre alguns conceitos e definições relevantes para esta pesquisa, como: (i) Processos e Operações; (ii) Mapeamento de Processos; (iii) Fluxograma; e (iv) Benchmarking. A metodologia utilizada se classifica como sendo uma pesquisa exploratória, sendo o Estudo de Caso a modalidade de pesquisa escolhida. Os resultados do Estudo de Caso são apresentados conforme as quatro etapas da metodologia proposta, apresentando-se o (1º) estudo de identificação do estado atual do processo, (2º) a identificação da demanda atual, (3º) a análise de possíveis melhorias no processo, (4º) a elaboração de um plano de ação com propostas de melhorias. Na conclusão deste trabalho, observa-se que os objetivos principais delimitados foram atingidos, e a metodologia proporcionou a identificação de pontos fortes e fracos do processo de expedição e registros de diplomas da Universidade Federal de Pelotas. Uma nova proposta para o processo é descrita, assim como um conjunto de ações é apresentado.

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Biografia do Autor

Uilson Diego Gomes Prestes, Curso de Engenharia de Produção Centro de Engenharias Universidade Federal de Pelotas

Engenheiro de Produção

Rogério Royer, Curso de Engenharia de Produção Centro de Engenharias Universidade Federal de Pelotas

Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência na área de Engenharia de Produção, atuando nos seguintes temas: Planejamento e Controle da Produção, Engenharia da Qualidade, Gestão de Operações e Processos. Atualmente atua como Professor Adjunto III no Curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias (CENG) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Ariane Ferreira Porto Rosa, Curso de Engenharia de Produção Centro de Engenharias Universidade Federal de Pelotas

Doutor em Automatique et Informatique Appliquées (Spécialité Génie Industriel Qualité), pela Université de Nantes (2005). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998). Realizou Pos-Doutorado na Ecole des Mines de Nantes (2006). Atuou como Professor pesquisador (Chargé de Recherche MINEFE) no Centre Microélectronique de Provence Provence Georges Charpak e Institut Henri Fayol da Ecole Nationale Supérieure des Mines de Saint-Etienne (2006 -2012). Atuou como Professor Convidado no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012-2013). Atualmente é Professor Adjunto, tendo ingressado no curso de Engenharia de Produção do Centro de Engenharias na UFPel em 15 de fevereiro de 2013. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7662929784136459

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Prestes, U. D. G., Royer, R., & Ferreira Porto Rosa, A. (2020). MAPEAMENTO DE PROCESSOS E ANÁLISE DE BENCHMARKING PARA EXPEDIÇÃO DE DIPLOMAS NA COORDENAÇÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL). SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 24(1), 73–85. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v24n1-9478

Edição

Seção

Artigos