<b>Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas. </b>

Autores

  • Guilherme Lerch Lunardi
  • Pietro Cunha Dolci

Palavras-chave:

Adoção de Tecnologia de Informação, Micro e Pequenas Empresas, Tecnologia de Informação

Resumo

Cada vez mais organizações dos mais variados setores da economia vêm utilizando tecnologia de informação (TI) para realizar boa parte de suas operações. No momento em que a sua aquisição se torna mais acessível financeiramente, mais rápida é a sua popularização, permitindo também às micro e pequenas empresas (MPE) utilizarem a informática nos seus negócios - fato restrito anteriormente às empresas de grande porte. Nesta pesquisa, realizada com 208 empresas, buscou-se identificar os principais motivadores e inibidores da adoção de TI nas MPEs. Identificou-se que as pressões externas que a empresa enfrenta e a existência de um ambiente organizacional favorável aparecem tanto como os principais motivadores e inibidores da adoção de TI. Verificou-se, também, que as empresas prestadoras de serviços utilizam mais tecnologia aplicada aos negócios que as empresas atuantes no comércio. Espera-se com este estudo fornecer subsídios aos micro e pequenos empresários quanto à utilidade da TI como ferramenta gerencial, além de desvendar as principais dificuldades e motivos pelos quais algumas MPEs ainda não investiram em TI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Lerch Lunardi

Graduação em Administração Hab. Empresas pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1999) e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001).

Mais informações: Currículo Lattes

Pietro Cunha Dolci

Graduação em Administração de Empresas pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2005) e Curso-Tecnico-Profissionalizante em Eletrotécnica pelo Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati (1998).

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2011-06-28

Como Citar

Lunardi, G. L., & Dolci, P. C. (2011). &lt;b&gt;Um estudo acerca dos motivadores e inibidores da adoção de tecnologia de informação nas micro e pequenas empresas. &lt;/b&gt;. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 11(1), 57–65. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/613

Edição

Seção

Artigos