ANÁLISE DO NÍVEL DE ADESÃO AO DISCLOSURE DO RISCO DE MERCADO PELOS BANCOS COM AÇÕES NEGOCIADAS NA BM&F BOVESPA

Autores

  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
  • Tarcita Cabral Ghizoni de Sousa Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Programa de Pós-graduação em Administração e Turismo (PPGADM)
  • Francisco Carlos Fernandes Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

Palavras-chave:

Risco de Mercado. Disclosure. Bancos.

Resumo

O objetivo do estudo proposto é analisar o nível de adesão ao disclosure do risco de mercado pelas instituições financeiras com ações negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&F Bovespa), no tocante às recomendações do Acordo de Basiléia II, em especial pelos bancos listados nos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa da BM&F Bovespa. A metodologia utilizada na pesquisa consistiu num estudo descritivo, realizado por meio de uma pesquisa documental, com abordagem quantitativa dos dados. Os dados foram analisados por meio de consulta aos demonstrativos financeiros padronizados de 2010, disponibilizados por 24 bancos no sitio da BM&F Bovespa. Para tratar os dados foram utilizados o teste de Kolmogorov-Smirnov e o teste não paramétrico de Mann-Whitney. A análise dos dados permitiu identificar os fatores que evidenciam o grau de transparência das informações relacionadas ao risco de mercado que se tornam necessárias para a tomada de decisão dos stakeholders destas organizações. Os resultados encontrados indicam que instituições participantes de diferentes níveis de governança corporativa apresentam maior adesão às recomendações do Novo Acordo da Basiléia para o disclosure do risco de mercado, do que as instituições participantes do mercado tradicional. No entanto, a partir da aplicação do teste não paramétrico de Mann-Whitney, verificou-se que as práticas de disclosure das organizações em estudo não possuem diferenças estatisticamente significativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-12-23

Como Citar

Zonatto, V. C. da S., Sousa, T. C. G. de, & Fernandes, F. C. (2015). ANÁLISE DO NÍVEL DE ADESÃO AO DISCLOSURE DO RISCO DE MERCADO PELOS BANCOS COM AÇÕES NEGOCIADAS NA BM&F BOVESPA. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 19(2), 65–76. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4843

Edição

Seção

Artigos