RELAÇÃO ENTRE ISOMORFISMO COERCITIVO E DESEMPENHO DISCENTE NO ENADE EM IES GAÚCHAS: A NÃO INFLUÊNCIA DO CURRÍCULO MUNDIAL PROPOSTO PELA ONU/UNCTAD/ISAR

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Andréia Carpes Dani, Maria Maria José Carvalho de Souza Domingues

Resumo


Este estudo analisou a similaridade das matrizes curriculares de Cursos de Ciências Contábeis com o currículo mundial proposto pela ONU/UNCTAD/ISAR, a oferta de disciplina específica de contabilidade internacional e a relação destas variáveis com o desempenho no Enade e CPC. Pesquisa descritiva foi realizada mediante análise de documentos e abordagem quantitativa com 47 IES. Resultados indicam uma alta similaridade entre as matrizes curriculares dos cursos analisados e o currículo mundial. Conhecimentos de Contabilidade e Áreas Afins (56,78%) e Conhecimentos Organizacionais e da Atividade Comercial (20,87%) são os que concentram maior número de disciplinas similares. Similaridade das matrizes curriculares não se apresentou positivamente associada ao CPC em Universidades, Centros Universitários e Faculdades. A disciplina de Contabilidade Internacional está presente em 25 instituições analisadas, estando positivamente associada ao CPC Contínuo em Faculdades e ao melhor desempenho nas notas padronizadas de formação geral, de componentes específicos, dos alunos concluintes e no IDD.

Palavras-chave


Ensino da contabilidade; Currículo mundial; Isomorfismo institucional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7345

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

.......

Indexadores

PROPESQ PROPESQ Genamics JournalSeek PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ AmeliCA