v. 8 n. 2 (2024): Dossiê: Cinema, Mulheres e Ditaduras: Resistências no Brasil e na América Latina

					Visualizar v. 8 n. 2 (2024): Dossiê: Cinema, Mulheres e Ditaduras: Resistências no Brasil e na América Latina

O dossiê “Cinema, Mulheres e Ditaduras: Resistências no Brasil e na América Latina” se soma a um conjunto de contribuições teóricas capazes de provocar a necessária reflexão sobre as feridas abertas deixadas pelo sistema opressor ditatorial em nosso continente, mais do que isso, é um lampejo de luz para animar nossas lutas no sentido de construção de uma outra sociabilidade emancipadora para a classe trabalhadora. Desejamos uma ótima leitura!

Publicado: 2025-09-04

Edição completa

Expediente

Apresentação

  • Cinema, mulheres e Ditaduras Resistências no Brasil e na América Latina

    Francieli Rebelatto, Kate Lane Costa de Paiva, Marina Cavalcanti Tedesco
    6-8
    DOI: https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.20091

Dossiê

  • As Mulheres na ditadura civil-militar brasileira: análise da representação feminina no filme “O que é isso, companheiro?” e sua contribuição didática para o ensino e aprendizagem da História

    DARCYLENE DOMINGUES, Gilvânia Lopes Villar, Júlia Silveira Matos, Rafaela Lima de Oliveira Guardallupi
    9-32
    DOI: https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.18054
  • As mulheres da Corcina: a trajetória de filmes esquecidos produzidos na ditadura militar.

    Patrícia F Machado, Camila Lamha, Maria Rita Nepomunceno
    33-52
    DOI: https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.17462
  • Memórias, afetos e espaços no documentário “Torre das donzelas”

    elis crokidakis castro, Ivana Denise Grehs, Daniela Castro Pastore
    53-68
    DOI: https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.17984
  • Corpo-arquivo e um ensaio cartográfico do trauma intergeracional em “La Teta Asustada”

    Fernanda Sabino
    69-82
    DOI: https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.17964
  • Memórias de mulheres O legado cinematográfico do Novo Cinema Latino-Americano em Treinta y Dos (Ana Mohaded, 2012) e Con Nombre de Flor (Carina Sama, 2019).

    Ana Paula Compagnucci
    83-100
    DOI: https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.18047
  • O cinema de Lucia Murat a escrita de si e o trauma da ditadura

    Ursula Dart, Gabriela Santos Alves, Raabe Bastos, Jéssica Sampaio
    101-125
    DOI: https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.18038

Artigos