TANIA DAUSTER

O CAMPO DA ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13884

Mots-clés :

Tania Dauster , antropologia e educação , prática docente, prática etnográfica

Résumé

Este artigo estabelece uma relação entre a trajetória da professora e pesquisadora Tania Dauster e a criação do campo da Antropologia e Educação no Brasil. Trata-se de um texto biográfico sustentado por três pilares principais, quais sejam, o pioneirismo na criação e inclusão da disciplina antropologia e educação no primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em Educação do Brasil, a transposição do fazer antropológico como estratégia para a formação de educadores e a docência dedicada à prática etnográfica na educação. Na articulação entre esses três aspectos da sua vida dedicada ao ensino da antropologia, reconhecemos a sua grande contribuição teórica ao conceber a própria educação como prática cultural. O texto faz uma síntese da participação de Tania Dauster na construção do campo da Antropologia e Educação, desde o caráter interdisciplinar da sua formação, passando pela sua prática como docente e pesquisadora, e fazendo jus ao gênero de escrita etnográfica, não pode deixar de trazer os relatos nativos espontâneos daqueles que cruzaram o seu caminho durante os quase trinta anos dedicados à vida acadêmica.

Références

BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaina & FERREIRA, Marieta M. (orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2006.

DAUSTER, Tania. An interdisciplinary experience in anthropology and education: memory, academic project and political background. VIBRANT (FLORIANÓPOLIS), v.12, p.451 - 496, 2015.

DAUSTER, Tania; TOSTA, Sandra Pereira & ROCHA, Gilmar (orgs.). Etnografia e educação: culturas escolares, formação e sociabilidades infantis e juvenis. Rio de janeiro: Editora Lamparina, 2012.

DAUSTER, Tania & FERREIRA, Lucelena (orgs.). Por que ler? Perspectivas culturais do ensino da leitura. Rio de Janeiro: Editora Lamparina, 2010.

DAUSTER, Tania (org.). Antropologia e Educação - um saber de fronteira. Rio de Janeiro: Editora Forma & Ação, 2007.

DAUSTER, Tania & GARCIA, Pedro Benjamim (orgs.). Teia de autores. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2000.

DAUSTER, Tania. Navegando contra a corrente? O educador, o antropólogo e o relativismo; In: BRANDÃO, Zaia (org.). A Crise dos Paradigmas e a Educação. São Paulo, Editora Cortez, 1994.

DAUSTER, Tania. Um saber de fronteira entre Antropologia e a Educação In: DAUSTER, Tania (Org.). Antropologia e Educação. Rio de Janeiro, Forma e Ação, 2007. p. 13-35.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, LTC Editora, 1989.

LE BRETON, David. Antropologia das emoções. Petrópolis, Editora Vozes, 2019.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. São Paulo, Cosac & Naify, 2003.

OLIVEIRA, Roberto Cardoso de. O trabalho do antropólogo. Brasília/São Paulo, Paralelo 15/Editora UNESP, 2000.

PEIRANO, Mariza. A teoria vivida: reflexões sobre a orientação em Antropologia. Florianópolis: Ilha, v. 6, n. 1 e 2, p. 209-218, 2004.

Téléchargements

Publié-e

2022-12-13

Comment citer

Gonçalves, A. X. T. G., & Bayma, A. (2022). TANIA DAUSTER: O CAMPO DA ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL. Revista Eletrônica Interações Sociais, 5(2). https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13884