TANIA DAUSTER
O CAMPO DA ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.14295/reis.v5i2.13884Mots-clés :
Tania Dauster , antropologia e educação , prática docente, prática etnográficaRésumé
Este artigo estabelece uma relação entre a trajetória da professora e pesquisadora Tania Dauster e a criação do campo da Antropologia e Educação no Brasil. Trata-se de um texto biográfico sustentado por três pilares principais, quais sejam, o pioneirismo na criação e inclusão da disciplina antropologia e educação no primeiro programa de pós-graduação stricto sensu em Educação do Brasil, a transposição do fazer antropológico como estratégia para a formação de educadores e a docência dedicada à prática etnográfica na educação. Na articulação entre esses três aspectos da sua vida dedicada ao ensino da antropologia, reconhecemos a sua grande contribuição teórica ao conceber a própria educação como prática cultural. O texto faz uma síntese da participação de Tania Dauster na construção do campo da Antropologia e Educação, desde o caráter interdisciplinar da sua formação, passando pela sua prática como docente e pesquisadora, e fazendo jus ao gênero de escrita etnográfica, não pode deixar de trazer os relatos nativos espontâneos daqueles que cruzaram o seu caminho durante os quase trinta anos dedicados à vida acadêmica.
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