A política de reestruturação do setor elétrico brasileiro pelo olhar da path dependence

Autores/as

  • Matheus Muller Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Jennifer Azambuja de Morais

Palabras clave:

Políticas públicas. Setor elétrico. Path dependence

Resumen

O processo de reforma do setor elétrico brasileiro acompanhou a tendência mundial ao longo dos anos 1990 e se concretizou em consonância com os princípios de mercado, onde a lógica estatal cedeu espaço para a lógica competitiva. É sobre esse panorama que se debruça o estudo, com o objetivo principal de analisar a política pública de reestruturação do setor elétrico brasileiro. O método utilizado no estudo corresponde a abordagem da path dependence, que analisa a possibilidade de políticas públicas consideradas inovadoras carregarem consigo elementos que atuam de forma a reforçar as ações que já eram implementadas anteriormente. Os resultados apontam para uma política pública de reforma do setor elétrico brasileiro marcada por continuísmos, mesmo após a exaustão do antigo modelo.

Biografía del autor/a

Matheus Muller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas - UFpel. Bacharel em Ciências Sociais pelo Instituto de Sociologia e Política - UFpel. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas -UFpel.

Publicado

2018-02-25

Cómo citar

Muller, M., & de Morais, J. A. (2018). A política de reestruturação do setor elétrico brasileiro pelo olhar da path dependence. Revista Eletrônica Interações Sociais, 1(2), 147–164. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/7837

Artículos más leídos del mismo autor/a