O LAZER E OS SALTIMBANCOS CONTEMPORÂNEOS

O CASO DE CORUMBÁ-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16925

Resumo

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo Estudo de Caso, com objetivo de analisar a distribuição do tempo e o lazer dos Saltimbancos contemporâneos que se encontram passando por Corumbá, MS. Participaram da pesquisa 6 Saltimbancos contemporâneos. Utilizou-se a entrevista semiestruturada, submetida a Análise de Conteúdo. Os dados obtidos indicam que os Saltimbancos figuram como itinerantes, oriundos da América latina. As análises indicaram três categorias – deslocamento, formação e tempo disponível. Com acesso ao Brasil por Puerto Quijarro, tendo como destino o Rio de Janeiro, exceto um que ia para Sorocaba. No tocante a formação, o aprendizado das habilidades circenses aconteceu nas ruas junto a outros artistas. As performances nas ruas são realizadas por longo período, fazendo com que pouco tempo seja destinado ao lazer, condição agravada pela falta de ações gratuitas direcionadas à população. Conclui-se que os Saltimbancos, mesmo não dispondo de relação formal com o trabalho, têm seu tempo de lazer prejudicado, em decorrência do longo período destinado a perfomar visando arrecadar fundos para custear suas despesas no percurso de deslocamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogerio Zaim-de-Melo, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Licenciado e Mestre em Educação Física, Doutor em Educação Brasileira. Docente do curso de Educação Física e do Mestrado em Estudos Fronteiriços do Campus do Pantanal e do Mestrado em Estudos Culturais do Campus de Aquidauana, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo, Educação Física e Esporte (CLUCIEFE), da UFMS e pesquisador do CIRCUS, grupo de pesquisa em Circo da Unicamp. Coordenador e criador do Coletivo Circense Los Pantaneiros.

Luis Bruno de Godoy, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutor em Educação Física e Sociedade pela Faculdade de Educação Física da Unicamp (Bolsista CAPES - 2020/2023); Mestre em Ciências Humanas e Sociais pelo programa Interdisciplinar em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Bolsista CAPES - 2017/2019); Bacharel em Ciências do Esporte (Bolsista CNPq - 2013/2014) com período de mobilidade internacional na Universidad Politecnica de Madrid - UPM (Santander Mobilidade 2012/2013) e Universidad de Santiago de Chile (AUGM 2015). Professor colaborador externo (Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado - PPPD) nas disciplinas de Teoria do Jogo; Esporte Lazer e Sociedade; Modalidades Coletivas II no curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp;  Membro do Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte - LEPE e Grupo de Estudos e Pesquisa em Cultura Lúdica, Circo, Educação Física e Esporte- CLUCIEFE; Co-idealizador do Grupo Interdisciplinar de Estudo e Pesquisas Aplicadas ao Jogo (GIEPAJ) e Núcleo de Estudo e Pesquisa na Arte do Palhaço (NEPAP); Artista formador e tutor de treinamento de palhaços; Diretor e idealizador da Inhouse - Clowns and Circus e da ONG Medicina do Riso.

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Graduado em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Fátima do Sul; Mestre em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutor pela Universidade Católica de Brasília. Atua como docente no curso de graduação em Educação Física/Faculdade de Educação e Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste. Desenvolve pesquisas sobre estudos do lazer e políticas públicas de lazer, esporte e promoção de saúde e é líder do grupo de estudos GEPPPELS e coordenador do Laboratório REDE CEDES MS

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

Zaim-de-Melo, R., de Godoy, L. B., & Pereira da Silva, J. V. (2024). O LAZER E OS SALTIMBANCOS CONTEMPORÂNEOS: O CASO DE CORUMBÁ-MS. Revista Didática Sistêmica, 26(1), 132–151. https://doi.org/10.14295/rdsis.v26i1.16925

Edição

Seção

Dossiê