O IMPACTO DO PIBID UFRGS – EDUCAÇÃO FÍSICA/ANOS INICIAIS NA APTIDÃO FÍSICA EM ESCOLARES

Autores

  • Jacson Severo De Oliveira
  • Lisiane Torres professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Mauro Castro Ignácio Mestrando em UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.9189

Resumo

Tem o objetivo de verificar o impacto de aulas de educação física escolar, desenvolvidas no projeto PIBID, na aptidão física relacionada à saúde e ao esporte, em crianças do 5° ano do EF. É um estudo avaliativo-somativo, delineamento descritivo-quantitativo. Para a coleta dos dados foi utilizado o PROESP-BR. Os resultados indicam melhora nos índices IMC e flexibilidade, assim como na aptidão relacionada ao esporte. É possível constatar que as atividades realizadas no projeto tiveram um impacto positivo nas em diversas variáveis, sendo possíveis ajustes nas atividades para contemplar as demais capacidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacson Severo De Oliveira

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Lisiane Torres, professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Possui graduação em Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Coordenadora do Curso de Educação Física da UFRGS nos períodos de 2008 - 2009 e 2010 - 2012. Coordenou o Núcleo Docente Estruturante do Curso de Educação Física da UFRGS no período de 2012 - 2014. Atuou como coordenadora de área no PIBID/UFRGS no período de julho de 2012 a março de 2016. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: aptidão física em escolares, educação física escolar, desporto escolar e educação física na educação infantil.

Mauro Castro Ignácio, Mestrando em UFRGS

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrando em Ciências do Movimento Humano Pela mesma instituição(PPGCMH-UFRGS).

Downloads

Publicado

07-08-2020

Como Citar

De Oliveira, J. S., Torres, L., & Ignácio, M. C. (2020). O IMPACTO DO PIBID UFRGS – EDUCAÇÃO FÍSICA/ANOS INICIAIS NA APTIDÃO FÍSICA EM ESCOLARES. Revista Didática Sistêmica, 21(2), 19–35. https://doi.org/10.14295/rds.v21i2.9189

Edição

Seção

Artigos