A PERCEPÇÃO DO CONTAR NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
Concepção do número. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ensino de Matemática.Resumo
O ensino da matemática na educação básica brasileira está pautado em sequencias de conteúdos pré-estabelecidos orientados a partir dos Referenciais Curriculares para Educação Infantil e dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática. Estes documentos referenciaram a pesquisa para elaboração de um esquema lógico matemático desenvolvido em uma escola do Litoral Norte do RS. A população estudada compreendeu crianças de 5 anos, 11 anos e 12 anos e seus professores; respectivamente frequentes na pré-escola, 5º ano e 6º ano do Ensino Fundamental. Optamos pela pesquisa-ação como metodologia, objetivando conhecer os três estágios sugeridos por Piaget e em contrapartida observar o processo de internalização de Vygotsky. Os resultados evidenciam propostas curriculares das escolas de educação infantil que evidenciam o “preparo do aluno de educação infantil para os anos iniciais”, buscando com isso orientar os docentes a oferecerem a aprendizagem significativa aliada a desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.Downloads
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Publicado
30-10-2019
Como Citar
Nascimento, M. B. do. (2019). A PERCEPÇÃO DO CONTAR NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Didática Sistêmica, 20(2), 93–105. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/8511
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo