A PERCEPÇÃO DO CONTAR NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS EM TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

Maiara Bueno do Nascimento

Resumo


O ensino da matemática na educação básica brasileira está pautado em sequencias de conteúdos pré-estabelecidos orientados a partir dos Referenciais Curriculares para Educação Infantil e dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática. Estes documentos referenciaram a pesquisa para elaboração de um esquema lógico matemático desenvolvido em uma escola do Litoral Norte do RS. A população estudada compreendeu crianças de 5 anos, 11 anos e 12 anos e seus professores; respectivamente frequentes na pré-escola, 5º ano e 6º ano do Ensino Fundamental. Optamos pela pesquisa-ação como metodologia, objetivando conhecer os três estágios sugeridos por Piaget e em contrapartida observar o processo de internalização de Vygotsky. Os resultados evidenciam propostas curriculares das escolas de educação infantil que evidenciam o “preparo do aluno de educação infantil para os anos iniciais”, buscando com isso orientar os docentes a oferecerem a aprendizagem significativa aliada a desenvolvimento físico e cognitivo das crianças.

Palavras-chave


Concepção do número. Educação Infantil. Ensino Fundamental. Ensino de Matemática.

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