Sobre entrevistas, documentos e acervos: análise a partir de narrativas de banco de dados

Autores

  • Renata Brião de Castro Universidade Federal de Pelotas, UFPEL. Pelotas/RS, Brasil

Resumo

Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de entrevistas buscando analisar aspectos da educação local. Trata-se da escolarização numa colônia de italianos, no interior do Munícipio de Pelotas/RS, na localidade denominada por Colônia Maciel. Para tanto, utiliza-se as reflexões sobre o uso e potencialidades de entrevistas como fontes de pesquisa, essas já constituídas em um banco de dados, as quais fazem parte de acervos de instituições de memória. Nesse sentido, serão realizadas algumas teorizações acerca do conceito de documento e da pesquisa documental, apoiando-se principalmente nos estudos de Le Goff (1990). O estudo buscou identificar nessas narrativas constituídas como acervo itens que se remetem a educação e a escolarização na região, além disso procurou-se destacar as falas que aparecem acerca da instituição escolar da localidade, a saber, a Escola Garibaldi. Ao utilizar entrevistas produzidas por outros pesquisadores com outras finalidades busca-se apoio em Grazziotin e Almeida (2012).

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Biografia do Autor

Renata Brião de Castro, Universidade Federal de Pelotas, UFPEL. Pelotas/RS, Brasil

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/FaE/UFPel), linha de pesquisa: filosofia e história da educação, bolsista CAPES. Bacharel em Museologia pela Universidade Federal de Pelotas - 2014. Atua principalmente nos seguintes temas: história da educação, acervos, memória, centros de documentação

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

Castro, R. B. de. (2016). Sobre entrevistas, documentos e acervos: análise a partir de narrativas de banco de dados. Revista Didática Sistêmica, 17(2), 31–42. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5559

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo