Sobre entrevistas, documentos e acervos: análise a partir de narrativas de banco de dados

Renata Brião de Castro

Resumo


Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso de entrevistas buscando analisar aspectos da educação local. Trata-se da escolarização numa colônia de italianos, no interior do Munícipio de Pelotas/RS, na localidade denominada por Colônia Maciel. Para tanto, utiliza-se as reflexões sobre o uso e potencialidades de entrevistas como fontes de pesquisa, essas já constituídas em um banco de dados, as quais fazem parte de acervos de instituições de memória. Nesse sentido, serão realizadas algumas teorizações acerca do conceito de documento e da pesquisa documental, apoiando-se principalmente nos estudos de Le Goff (1990). O estudo buscou identificar nessas narrativas constituídas como acervo itens que se remetem a educação e a escolarização na região, além disso procurou-se destacar as falas que aparecem acerca da instituição escolar da localidade, a saber, a Escola Garibaldi. Ao utilizar entrevistas produzidas por outros pesquisadores com outras finalidades busca-se apoio em Grazziotin e Almeida (2012).

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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