Etnias: valorizações e contribuições

Autores

  • Carmen Vera Duarte Freitas PUC-RS
  • Laura Maria Tissot Ferreira UCPel
  • Madelaine Rodrigues Silva
  • Célia Maria Castro Gularte

Resumo

O dia Nacional da Consciência Negra é lembrado no dia 20 de novembro. No Brasil, este dia tomou maior amplitude há poucos anos, a partir da aprovação da Lei 12.519 que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra no ano de 2011. A partir daí escolas inseriram mais fortemente a inserção da história do negro em nossa sociedade. No entanto, este projeto sobre etnias, articulado em uma escola municipal do Rio Grande, tem por objetivo promover não somente a etnia negra, como também outras não tão divulgadas em nossa sociedade, como por exemplo: o índio, os ciganos e os emigrantes. As atividades são desenvolvidas através da elaboração de danças, desfiles, cartazes, poesias e os vultos/personalidades que se destacaram na arte, na ciência, no esporte entre outros. Além disso, os alunos coletam narrativas de pessoas que sofreram discriminação e apresentam para os colegas para refletirem sobre o assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmen Vera Duarte Freitas, PUC-RS

Professora municipal da disciplina de história no município do Rio Grande. Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela PUC-RS e em tecnologia educacional pela PUC-RS.

Laura Maria Tissot Ferreira, UCPel

Professora municipal da disciplina de geografia no município do Rio Grande e também, atualmente, vicediretora da escola no turno da tarde. Especialista em História da formação social, política e cultural do Rio Grande do Sul Universidade Católica de Pelotas.

Madelaine Rodrigues Silva

Professora municipal da disciplina de geografia no município do Rio Grande

Downloads

Publicado

2015-09-02

Como Citar

Freitas, C. V. D., Ferreira, L. M. T., Silva, M. R., & Gularte, C. M. C. (2015). Etnias: valorizações e contribuições. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 342. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5242

Edição

Seção

Resumo - GTT Escola