Comportamentos desafiadores e inclusão escolar de uma aluna público-alvo da educação especial na educação infantil: contribuições para a formação continuada em serviço de professores por meio de estágio supervisionado

Jéssica Brito, Bárbara Martins Delpretto

Resumo


Este trabalho objetiva-se descrever a observação de comportamentos difíceis de uma aluna, público-alvo da educação especial, matriculada na Educação Infantil, além de apontar as estratégias para angariar comportamentos positivos em sala de aula. A metodologia pautou-se na pesquisa qualitativa a partir das observações participantes. Foi proposta a elaboração de regras de comportamentos positivos para que ambas docentes pudessem aplicá-las em sala de aula. Assim, verificou-se que a colaboração com professores a partir de práticas diferenciadas devem ser realizadas com o intuito de assistir as peculiaridades de aprendizagem existentes em uma sala de aula.

Palavras-chave


Educação Infantil; Inclusão Escolar; Educação Especial

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REDSIS -Revista Didática Sistêmica,ISSN 1809-3108, Rio Grande/RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br