AS COLÔNIAS DE FÉRIAS COMO POSSIBILIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO

ESTUDO DE CASO DO FARRA NAS FÉRIAS FEF/UNICAMP

Autores

Resumo

As Colônias de Férias e as Colonias de Férias Temáticas têm sido oferecidas como projetos de extensão em diversas universidades públicas quanto privadas do país. Essas propostas extensionistas podem auxiliar graduandos de diversos cursos no cumprimento de uma obrigatoriedade denominada Curricularização da Extensão. A FEF (Faculdade de Educação Física) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece inúmeros projetos de extensão universitária, entre eles uma Colônia de Férias, o Farra nas Férias. O objetivo desse artigo foi discutir a contribuição do programa Farra nas Férias na curricularização da extensão na FEF/Unicamp. Concluímos que o Farra nas Férias da FEF, está permitindo aprendizados diferenciados aos/as alunos/as da Educação Física e de outros cursos de graduação da Unicamp. E, desde 2022, também tem permitido contabilizar as horas para a Curricularização da Extensão aos estudantes que atuam no programa.

Downloads

Biografia do Autor

Olívia Ribeiro, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

 Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É especialista em Recreação e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É mestre em Educação Física pela UNICAMP (1997), área de concentração: Estudos do Lazer. É doutora em Educação Física pela UNICAMP, área de concentração Educação Física e Sociedade, Políticas de Esporte e Lazer. Tem experiência na área de Educação Física e atua principalmente nos seguintes temas: lazer, educação física e turismo. 

Downloads

Publicado

12-04-2025

Como Citar

Ribeiro, O. (2025). AS COLÔNIAS DE FÉRIAS COMO POSSIBILIDADES DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO: ESTUDO DE CASO DO FARRA NAS FÉRIAS FEF/UNICAMP. Revista Didática Sistêmica, 26(2), 308–320. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/16917