IN-FLUÊNCIAS

DAQUI PRA LÁ E DE LÁ PRA CÁ

Autores

  • Luis Carlos Rodrigues dos Santos EACH-USP
  • Wesley Fernandez EACH-USP e Faculdade Flamingo
  • Angélica Andrade Silva Menezes Unicamp
  • Paulo Maron EACH-USP/NUO-Ópera Lab

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.13915

Resumo

Trans-Ópera expressa a pesquisa artística do NUO-Ópera Lab e aqui refletimos sobre os processos do espetáculo trans-opéra “In-fluências”, no qual elementos gímnicos pensados a partir da GPT compuseram a preparação corporal e a performance. Para tanto, narrativas de artistas e referências teóricas são utilizadas para destacarmos as influências entre as duas práticas performáticas como experiências de resistência e produção de conhecimento, orientadas pelas relações humanas como lócus criativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wesley Fernandez, EACH-USP e Faculdade Flamingo

Professor universitário nos cursos de Educação Física e Pedagogia na Faculdade Flamingo. Coordeno o Projeto Integrador vislumbrando as possibilidades multi, inter e transdiciplinares que essa disciplina potencializa. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) na área de Teoria e Prática do Teatro na Universidade de São Paulo (USP) sob a orientação da Profa. Dra. Sayonara Pereira. Formado em Educação Física e Saúde pela Universidade de São PauloSão Paulo (Escola de Artes Ciências e Humanidades - EACH). Tem experiência na área de Educação Física e Dança, com ênfase na Preparação Corporal do Artista para cena, com técnicas de Educação Somática (Feldenkrais, Pilates e outros).Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa ECOAR - Estudos em Corpo e Arte, que desenvolve estudos e investigações qualitativas e radicalmente qualitativas, dirigido pela Prof. Dra. Marilia Velardi, com intuito de investigar também práticas pedagógicas no ensino da dança, formas de preparação corporal e técnicas para artistas da cena.

Angélica Andrade Silva Menezes, Unicamp

Bacharel em Música com habilitação em Canto e Arte lírica pelo IA Unesp, Mestre e Doutora em Música pelo IA Unicamp. Professora colaboradora na Faculdade Mozarteum de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Santos, L. C. R. dos, Fernandez, W. ., Andrade Silva Menezes, A., & Maron, P. (2022). IN-FLUÊNCIAS: DAQUI PRA LÁ E DE LÁ PRA CÁ. Revista Didática Sistêmica, 24(1), 106–117. https://doi.org/10.14295/rds.v24i1.13915

Edição

Seção

Dossiê