EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA PANDEMIA
E OS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL?
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13616Resumo
O presente texto consiste em um ensaio analítico com objetivo de apresentar reflexões sobre a prática pedagógica de professores de Educação Física escolar juntos aos estudantes com deficiência visual durante o período de pandemia, abordando saberes e questões que podem contribuir para uma prática pedagógica mais inclusiva e democrática. Contextualizamos o cenário de pandemia no Brasil e os desdobramentos da mesma no processo educacional das escolas. Abordamos as compreensões das modalidades e modelos educacionais presente no período de pandemia. Revisamos estudos e pesquisas no campo da Educação Física, que discutem a prática pedagógica no cenário pandêmico e, finalizamos, apresentando reflexões sobre saberes e práticas que consideramos pertinentes em prol da Educação Física democrática, participativa, acessível e inclusiva aos estudantes com deficiência visual, como a participação dos responsáveis no processo educacional, a prática da Audiodescrição, a Orientação e Mobilidade, os jogos adaptados, as tecnologias assistivas, entre outras estratégias pedagógicas.