EDUCAÇÃO INFANTIL, PANDEMIA E REFLEXÕES SOBRE O DESAMPAREDAMENTO DAS INFÂNCIAS

Autores

  • Lisandra Oliveira e Silva ESEFID/UFRGS
  • Karoline Hachler Ricardo ESEFID/UFRGS
  • Tatiana Martins Terragno
  • Gabriela Nobre Bins

DOI:

https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13592

Resumo

O texto objetiva tratar da Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamos uma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento, como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana. Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil podem se tornar uma prática e uma experiências nesses novos tempos de retorno a presencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandra Oliveira e Silva, ESEFID/UFRGS

Docente do Departamento de Educação Física da ESEFID/UFRGS

Karoline Hachler Ricardo, ESEFID/UFRGS

Estudante do Curso de Licenciatura em Educação Física da ESEFID/UFRGS

Tatiana Martins Terragno

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS

Docente de Educação Física da SMED/POA

Gabriela Nobre Bins

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS

Docente de Educação Física da SMED/POA

Downloads

Publicado

12-05-2022

Como Citar

Oliveira e Silva, L., Hachler Ricardo, K., Martins Terragno, T., & Nobre Bins, G. (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL, PANDEMIA E REFLEXÕES SOBRE O DESAMPAREDAMENTO DAS INFÂNCIAS. Revista Didática Sistêmica, 23(2), 39–50. https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13592