EDUCAÇÃO INFANTIL, PANDEMIA E REFLEXÕES SOBRE O DESAMPAREDAMENTO DAS INFÂNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13592Resumo
O texto objetiva tratar da Educação Infantil no contexto da pandemia da COVID-19, considerando as orientações legais da Base Nacional Comum Curricular e das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Realizamos uma reflexão exploratória sobre o momento histórico e de crise vivido no ano de 2020 com a pandemia, e, posteriormente, apresentamos uma aproximação conceitual com o processo de desemparedamento, como forma de interaturar com as infâncias e com a Educação Infantil a partir de uma educação mais coletiva e humana. Concluímos que o desemparedamento das infâncias e das escolas de Educação Infantil podem se tornar uma prática e uma experiências nesses novos tempos de retorno a presencialidade nas escolas. Tempos estes que estamos sendo desafiadas e desafiados a transformar bruscamente nossa prática pedagógica, exigindo de nós ações diversas, por vezes poucas reflexões, novos desafios e incontáveis desacomodações.