OS DESAFIOS DA SUPERVISÃO DO ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
A PERSPECTIVA DE UMA PROFESSORA-PESQUISADORA EM FORTALEZA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v23i2.13403Resumo
No âmbito dos processos formativos nos cursos de licenciatura em educação física, o estágio em educação física na educação infantil é um lócus de enfrentamento de dificuldades, como a supervisão do estágio por professores(as) licenciados(as) em educação física, devido à pouca presença na educação infantil. Neste artigo, o nosso objetivo é apresentar as reflexões de uma professora-pesquisadora, licenciada e mestranda em educação física, que supervisionou estagiários(as) na escola de educação infantil em que trabalha. O método que utilizamos nesta pesquisa qualitativa é o estudo de caso. Os conceitos de planejamento participativo e Se-Movimentar foram importantes no processo reflexivo de supervisão dos(as) estagiários(as). Consideramos que esse processo dependeu do engajamento identitário da professora-pesquisadora com pressupostos democráticos e progressistas.