ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ESTUDANTES DO CAMPO: A CIDADE COMO REFERÊNCIA E AS DISTÂNCIAS COMO ROTINA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11632Resumo
Este texto configura-se em sistematização de um conjunto de dados oriundos de pesquisa realizada em 2018, junto à rede municipal de ensino de Dom Pedrito – RS. O objetivo foi investigar quais políticas públicas para o Atendimento Educacional Especializado estavam sendo efetivadas nas Escolas do Campo, tendo como aspecto orientador, a implementação das salas de recursos multifuncionais. Metodologicamente, definiu-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso, instrumentado por entrevista semiestruturada com a gestão da secretaria municipal de educação e com a coordenação do Núcleo de Apoio Pedagógico e Inclusão (NAPI), responsável por apoiar salas de recursos e realizar atendimentos psicopedagógicos. Os resultados demonstraram obstáculos de infraestrutura que impediram a instalação de uma sala de AEE em escola do campo, bem como a prática vivida pelas famílias, de deslocarem-se para a cidade em busca de escola inclusiva e atendimentos de saúde.Downloads
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Publicado
05-02-2021
Como Citar
Cavalheiro de Jesus, S., & Rodrigues Padilha, L. (2021). ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E ESTUDANTES DO CAMPO: A CIDADE COMO REFERÊNCIA E AS DISTÂNCIAS COMO ROTINA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 66–78. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11632
Edição
Seção
Dossiê