O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11604Palavras-chave:
Educação Física. Lei n. 10.639/2003. Racismo. EducaçãoResumo
O objetivo deste artigo foi identificar possíveis impactos da Lei n. 10.639/2003 nas práticas pedagógicas de quatro professores/as de Educação Física da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS. Sendo essa uma legislação que vem suprir lacunas no que tange às questões de cunho social, político, econômico e cultural da sociedade, propondo conteúdos da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. Realizamos entrevistas com quatro professores/as que lecionam na rede. Dentre os entrevistados/as, apenas uma professora aborda essa temática durante todo ano letivo, pois possui forte identificação com o tema. Os demais a abordam na medida em que surge alguma oportunidade no decorrer das aulas ou em datas comemorativas anexadas ao calendário escolar. Entendemos que o uso da Lei n. 10.639/03, como referência nas aulas de Educação Física, ainda reside na esfera do interesse e/ou da motivação de cada professor/a.Downloads
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Publicado
05-02-2021
Como Citar
Piassarollo, D. dos S., & Finoqueto, L. C. (2021). O/A PROFESSOR/A DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A LEI Nº 10.639/2003: (IN)VISIBILIDADES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. Revista Didática Sistêmica, 22(1), 201–213. https://doi.org/10.14295/rds.v22i1.11604
Edição
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo