A História Natural e a divulgação pedagógica das classificações da quina no final do XVIII, como parte de um programa ilustrado de produção de conhecimento botânico na América espanhola.

Auteurs-es

  • Fernando Torres-Londoño Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i28.13450

Mots-clés :

História Natural, Quina, Classificação

Résumé

Na América Hispânica do fim século XVIII, a história natural foi-se tornando um campo de saber acessível a um público que ia além de uns poucos botânicos e médicos, devido à presença de empreendimentos de comunicação como o periódico Mercurio Peruano, editado em Lima entre 1790 e 1795. Este artigo monstra que a história natural, como um campo de saber definido por um método fundamentado na observação, na experiência e na produção de nomenclaturas, encontrou em produtos nativos, como a quina, a oportunidade de produzir, a partir da América, descobertas, classificações, procedimentos de manipulação e mercadorias, destinadas a contribuir para a glória da Espanha bourbônica. Ao mesmo tempo, e com patriotismo precoce, os jovens do Mercurio Peruano colocavam o continente e os homens que aqui se dedicavam à ciência em pé de igualdade com seus colegas da Europa, projetando a possibilidade de um elo de conhecimento que vinculava a “montanha”, Lima e Madri.

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Biographie de l'auteur-e

Fernando Torres-Londoño, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fernando Torres Londoño de Bogotá, Colômbia no Brasil desde 1984 e professor da PUC SP desde 1986. Licenciado em Filosofia e Letras com Especialização em História pela Universidad Javeriana de Bogota. Doutor em História Social pela USP. Desde seus tempos da Colômbia pesquisa História das Religiões. Na PUC SP pertence ao departamento de História onde é professor titular, atuando sempre no Curso de História da América antes da Conquista e América Colonial. No programa de Ciência da Religião na PUC SP tem lecionado História das Religiões.  Desde o final dos anos 90 pesquisa História das Missões e das relações entre Povos Indígenas e Missionários no Brasil e na Amazônia da América Espanhola. Desde 2006 esta pesquisa tem contado com o apoio da Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Sua atual pesquisa é sobre as relações dos povos amazônicos e os povos andinos nos séculos XVII e XVIII. É professor colaborador do Mestrado em História da Universidade Federal do Amapá, com a que mantém cooperação de pesquisa sobre História da Amazônia. 

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Publié-e

2022-09-01

Comment citer

Torres-Londoño, F. (2022). A História Natural e a divulgação pedagógica das classificações da quina no final do XVIII, como parte de um programa ilustrado de produção de conhecimento botânico na América espanhola . Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 14(28), 325–351. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i28.13450