A História Natural e a divulgação pedagógica das classificações da quina no final do XVIII, como parte de um programa ilustrado de produção de conhecimento botânico na América espanhola.

Authors

  • Fernando Torres-Londoño Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i28.13450

Keywords:

História Natural, Quina, Classificação

Abstract

In Latin America at the end of the 18th century, natural history had become an accessible field of knowledge for a public that spread beyond a few botanists and physicians, because of the presence of communication enterprises such as the newspaper Mercurio Peruano, which was published in Lima between 1790 and 1795. This article shows that, as a field of knowledge defined by a method based on observation, experience, and the production of nomenclatures, natural history found in native products, such as quinine, the opportunity to produce discoveries, classifications, handling procedures, and merchandise from America, which were destined to contribute to the glory of Bourbon’s Spain. At the same time, and with precocious patriotism, the young authors of Mercurio Peruano placed the continent and the men who here dedicated themselves to science on an equal footing with their colleagues in Europe, projecting the possibility of a link of knowledge connecting “the mountain”, Lima, and Madrid

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fernando Torres-Londoño, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fernando Torres Londoño de Bogotá, Colômbia no Brasil desde 1984 e professor da PUC SP desde 1986. Licenciado em Filosofia e Letras com Especialização em História pela Universidad Javeriana de Bogota. Doutor em História Social pela USP. Desde seus tempos da Colômbia pesquisa História das Religiões. Na PUC SP pertence ao departamento de História onde é professor titular, atuando sempre no Curso de História da América antes da Conquista e América Colonial. No programa de Ciência da Religião na PUC SP tem lecionado História das Religiões.  Desde o final dos anos 90 pesquisa História das Missões e das relações entre Povos Indígenas e Missionários no Brasil e na Amazônia da América Espanhola. Desde 2006 esta pesquisa tem contado com o apoio da Bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Sua atual pesquisa é sobre as relações dos povos amazônicos e os povos andinos nos séculos XVII e XVIII. É professor colaborador do Mestrado em História da Universidade Federal do Amapá, com a que mantém cooperação de pesquisa sobre História da Amazônia. 

References

CLÉMENT, Jean-Pierre. El Mercurio Peruano, 1790-1795. Frankfurt; Vervuert; Madrid: Iberoamericana, 1997. 2 v.

FLECK, Eliane. Entre a caridade e as ciência: a prática missionária e científica da Companhia de Jesus, São Leopoldo, Oikos, Editora Unisinos, 2014.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

GUIBOVICH PÉREZ, Pedro. Alcances y límites de un proyecto ilustrado: la Sociedad de Amantes del País y el Mercurio Peruano. Histórica, [s.l.], v. 29, n. 2, p. 45-66, mar. 2005. Disponível em: http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/historica/article/view/1277. Acesso em: 30 jun. 2021.

HUAMÁN, Lizeth; ALBÁN, Joaquina; CHILQUILLO, Eder. Aspectos taxonómicos y avances en el conocimiento del estado actual del árbol de la quina (Cinchona officinalis L.) En el norte de Perú. Ecología Aplicada, [s.l.], v. 18, n. 2., p. 145-153, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21704/rea.v18i2.1333. Acesso em: 30 jun. 2021.

MEDINA RODRÍGUEZ, Francisco M. D. Cartas al Director. Precisiones sobre la historia de la quina. Reumatología Clínica, México D.F., v. 3, n. 4, p. 196, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1016/S1699-258X(07)73622-7. Acesso em: 27 maio 2021.

MERCURIO PERUANO DE HISTORIA, LITERATURA, Y NOTICIAS PÚBLICAS QUE DA À LUZ LA SOCIEDAD ACADÉMICA DE AMANTES DE LIMA. Lima: Imprenta Real de los Niños Huérfanos, [1790-1795]. 12 t.

NIETO OLARTE, Mauricio. Historia Natural y la apropiación del Nuevo Mundo en la Ilustración española. Bulletin de l'Institut Français d'Études Andines, v. 32, n. 3, p. 417-429, 2003. Disponível em: https://doi.org/10.4000/bifea.6049. Acesso em: 30 jun. 2021.

OLIVEIRA, Flávia P. G. A cognição do mundo natural americano em Milicia y Descripción de las Indias, de Bernardo de Vargas Machuca. In: ALVIM, Márcia Helena. (org.). Conhecimento, cultura e circulação de ideias. Santo André: UFABC, 2014.

POUPENEY HART, Catherine. Prensa periódica y letras coloniales. Tinkuy: Boletín de Investigación y Debate, n. 14, p. 13, 2010. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3296406. Acesso em: 30 nov. 2020.

PUCHA-COFREP, Darwin Alexander; RODRIGUEZ OVIEDO, Jennifer Alexandra; REY JUMBO, Yessica Lisbeth; MACAS, María Fernanda; AGUINSACA GOMEZ, Fanny Mireya; CHOCHO TAPIA, Ana Belen. El consumo de Cinchona officinalis L., Ecuador. Bosques Latitud Cero, [s.l.], v. 10, n. 2, p. 161-174, 2020. durante la emergencia sanitaria COVID-19 en la provincia de Loja

PUIG-SAMPER, Miguel Ángel. Las expediciones científicas españolas en el siglo XVIII. Canelobre: Revista del Instituto Alicantino de Cultura Juan Gil-Albert, Madrid, España, n. 57, p. 20-41, 2011. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=4098632. Acesso em: 30 jun. 2021.

RUIZ LÓPEZ, Hipolito. Quinología o Tratado del árbol de la quina o cascarilla, con su descripción y la de otras especies de quinos nuevamente descubiertas en el Perú, del modo de beneficiarla, de su elección, comercio, virtudes, y extracto elaborado con cortezas recientes Madrid, En la Oficina de la Viuda é hijo de Marín, 1792. http://www.cervantesvirtual.com/obra/quinologia-o-tratado-del-arbol-de-la-quina-o-cascarilla-con-su-descripcion-y-la-de-otras-especies-de-quinos-nuevamente-descubiertas-en-el-peru-del-modo-de-beneficiarla-de-su-eleccion-comercio-virtudes-y-extracto-elaborado-con-cortezas-recientes/.

SANTANA, Christine Arndt de. A efervescência das ideias pedagógicas na Ilustração: o verbete “educação” da enciclopédia. Prometeus, [s.l.], n. 26, p. 67-80, 2018.

Published

2022-09-01

How to Cite

Torres-Londoño, F. (2022). A História Natural e a divulgação pedagógica das classificações da quina no final do XVIII, como parte de um programa ilustrado de produção de conhecimento botânico na América espanhola . Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 14(28), 325–351. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v14i28.13450