Cinema e reconstrução da experiência: os contratistas de viñas em Historias de un hombre de 561 años.

Autores/as

  • Pablo Alvira Universidade Nacional de Rosario (UNR)

Palabras clave:

Argentina. Contratistas de viñas. Cinema.

Resumen

Com base na proposta que o uso do cinema como fonte permite-nos chegar ao conhecimento de como homens e mulheres viveram processos históricos, este artigo usa o filme argentino Historias de un hombre de 561 años com a finalidade de reconstruir as condições de trabalho e de vida dos contratistas de viñas da província de Mendoza (Argentina), no final dos anos 1960. É uma abordagem orientada a reconstrução do âmbito da experiência imediata dos sujeitos: processos de trabalho, condições de vida, imaginários, e as relações de solidariedade e conflito na sua interação diária com outros trabalhadores vitícolas e com a burguesia agroindustrial. Esse âmbito da experiência é necessariamente estudado no contexto do desenvolvimento específico do capitalismo na Argentina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pablo Alvira, Universidade Nacional de Rosario (UNR)

Professor da Universidade Nacional de Rosario (UNR), Argentina. Bolsista doutoral do Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET), Argentina.

Publicado

2015-05-31

Cómo citar

Alvira, P. (2015). Cinema e reconstrução da experiência: os contratistas de viñas em Historias de un hombre de 561 años. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 3(5). Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10432

Número

Sección

Artigos Livres