Os Estados Unidos e a Inglaterra vistos pelo cinema soviético do stalinismo tardio

Autores

  • Moisés Wagner Franciscon

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.10855

Palavras-chave:

Cinema. Stalinismo tardio. Guerra Fria. Anglo-americanos.

Resumo

O sistema soviético sofreu uma série de reformas no pós-guerra que, se não deram origem ao esperado regime mais liberal, amenizou algumas de suas características (como a eliminação física) e acentuou outras (como a eficácia da censura). Externamente, a Primeira Guerra Fria exigia uma luta cultural travada em iguais condições com aquela criada pelos impérios rivais anglo-americanos. O cinema assumiria importantes funções de contrapropaganda interna e externa. Os vilões estrangeiros genéricos dos anos 1930 dão lugar a personagens claramente caracterizados ou anunciados como britânicos e estadunidenses. A sócio-história cinematográfica de Marc Ferro permite demonstrar que, apesar da existência residual da crítica marxista-leninista, impõe-se uma imagem invertida da própria propaganda antissoviética das duas democracias liberais. Assim, para o cinema soviético do período (1945-53), os bêbados, autoritários, improdutivos, caóticos economicamente, presas e agentes da censura são os anglo-americanos.

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Biografia do Autor

Moisés Wagner Franciscon

Graduado, especialista e mestre em História pela UEM, doutor em História pela UFPR.

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Publicado

2020-07-10

Como Citar

Franciscon, M. W. (2020). Os Estados Unidos e a Inglaterra vistos pelo cinema soviético do stalinismo tardio. Revista Brasileira De História &Amp; Ciências Sociais, 12(23), 383–413. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.10855