Nacionalismo musical e “invasão cultural” na linha evolutiva da Música Popular Brasileira

Autores

  • Emília Saraiva Nery UFU

Palavras-chave:

História do Brasil. Música Popular Brasileira. Linha Evolutiva

Resumo

O trabalho mostra a objetivação histórica do conceito de linha evolutiva na Música Popular Brasileira, a partir de uma situação dos debates sobre o ser da MPB entre os meados da década de 1960 e por toda a década de 1970. Assim sendo, trata-se de um estudo sobre as tensões no campo da música brasileira a partir da noção de “linha evolutiva na MPB”, formulada por Caetano Veloso, em meados da década de 1960 e que, desde então, passou a ser um significativo parâmetro para se pensar a MPB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emília Saraiva Nery, UFU

Docente de História pela Secretaria de Educação do Estado do Piauí – SEDUC - PI. Doutoranda em História pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Mestre em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Integrante do grupo de pesquisa História, Cultura e Subjetividade, do CNPq.

Downloads

Publicado

2015-05-31

Como Citar

Nery, E. S. (2015). Nacionalismo musical e “invasão cultural” na linha evolutiva da Música Popular Brasileira. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 3(6). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10453