Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada

Autores

Palavras-chave:

Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem.

Resumo

A prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marli Pardo Legemann Oliveira, Unipampa

Orientadora Educacional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Orientadora Educacional da Prefeitura Municipal de Pelotas. Mestre em Educação: Mestrado Profissional em Educação - UNIPAMPA - Jaguarão/RS -

Suzana Schwartz, Unipampa

Doutora em Educação pela PUCRS. Professora adjunta na Unipampa

Referências

REFERÊNCIAS

ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 18. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.

CARLINO, Paula. Escribir, leer y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica da Argentina, 2006.

DEMO, Pedro. Aprender bem/mal. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

GROSSI, Esther Pillar. Só ensina quem aprende. In: GROSSI, Esther Pillar; BORDIN, Jussara. Paixão de aprender. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992, p. 69-75.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Editora Cortez, 2000.

MIRAS, Mariana. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Teresa et al. O construtivismo na sala de aula. 2.ed. Trad. Cláudia Sclilling. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006, p.55-77.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, 2003. p. 191-211.

NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, 1999, p. 11-20.

SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

2016-08-30

Como Citar

Oliveira, M. P. L., & Schwartz, S. (2016). Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada. Momento - Diálogos Em Educação, 24(1), 139–150. Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/5075

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.