Alfabetização de jovens e adultos: formação continuada compartilhada
Palavras-chave:
Alfabetização. Formação de professores. Processos de ensino e de aprendizagem.Resumo
A prática pedagógica alfabetizadora na educação de jovens e adultos e a formação do docente para essa modalidade de ensino são os temas que nortearam o projeto de intervenção realizado no Mestrado Profissional em Educação. Esta intervenção justificou-se pelos elevados índices de não aprendizagem, reprovação e evasão nas turmas de alfabetização. O objetivo geral foi o de construir coletivamente um espaço de formação continuada com os professores da EJA, no qual fossem socializadas, analisadas e compreendidas as práticas alfabetizadoras na busca de um referencial metodológico para ensinar a ler e a escrever todos os alunos. A constituição do grupo de estudos contribuiu para mudanças na abordagem pedagógica utilizada nas aulas, o que possibilitou concluir provisoriamente que o objetivo do projeto foi alcançado.Downloads
Referências
REFERÊNCIAS
ALVES, Rubem. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. 18. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
CARLINO, Paula. Escribir, leer y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica da Argentina, 2006.
DEMO, Pedro. Aprender bem/mal. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
GROSSI, Esther Pillar. Só ensina quem aprende. In: GROSSI, Esther Pillar; BORDIN, Jussara. Paixão de aprender. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1992, p. 69-75.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Editora Cortez, 2000.
MIRAS, Mariana. Um ponto de partida para a aprendizagem de novos conteúdos: os conhecimentos prévios. In: COLL, César; MARTÍN, Elena; MAURI, Teresa et al. O construtivismo na sala de aula. 2.ed. Trad. Cláudia Sclilling. 6. ed. São Paulo: Ática, 2006, p.55-77.
MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação: Bauru, SP, v. 9, n. 2, 2003. p. 191-211.
NÓVOA, António. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, 1999, p. 11-20.
SCHWARTZ, Suzana. Alfabetização de jovens e adultos: teoria e prática. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13.ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
À Revista Momento − Diálogos em Educação, ficam reservados os direitos autorais, de todos os artigos nela publicados.