Caminhos percorridos para a implementação da lei nº 10.639/03 nas escolas da rede municipal de ensino de Esteio-RS

Autores

  • Wagner dos Santos Chagas UNISINOS
  • Rosane Kreusburg Molina UNISINOS

Resumo

Este artigo apresentar os resultados da pesquisa que investigou como a política antirracista (Lei Federal 10.639/03) foi recontextualizada pelo magistério municipal de Esteio, representado pelo Grupo de Estudo sobre Africanidades no período de 2003 a 2008. A pesquisa tem como orientação metodológica o estudo de caso qualitativo iluminado pelo paradigma da Teoria Crítica. A pesquisa indicou que os professores não tomam os textos das políticas como meros executores. Esses atores sociais são capazes de interpretar, reinterpretar e recriar as políticas no contexto da prática cotidiana das escolas. O Grupo de Estudos sobre Africanidades materializa o processo e os movimentos de interpretação e reinterpretação dos instrumentos antirracistas na rede municipal de ensino de Esteio. Palavras-chave: Lei Federal nº 10.639/03. Ciclo de Políticas. Ações Afirmativas na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Wagner dos Santos Chagas, UNISINOS

Doutorando do PPGEdu/ UNISINOS como bolsista do CNPQ

Rosane Kreusburg Molina, UNISINOS

Doutora PPGEdu/ UNISINOS

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Publicado

2014-02-28

Como Citar

Chagas, W. dos S., & Molina, R. K. (2014). Caminhos percorridos para a implementação da lei nº 10.639/03 nas escolas da rede municipal de ensino de Esteio-RS. Momento - Diálogos Em Educação, 22(1). Recuperado de https://periodicos.furg.br/momento/article/view/4224