<b>Ensaio sobre ditadura, democracia, liberdade e criminalidade no Brasil Republicano</b>

Autores

  • Rodrigo Santos de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

Palavras-chave:

Democracia. Ditadura. Criminalidade.

Resumo

O presente ensaio objetiva fazer uma reflexão sobre liberdade e criminalidade em regimes ditatoriais e democráticos ao longo do período republicano brasileiro. Abordaremos em linhas gerais a estrutura da sociedade brasileira, o crescimento da população e a expansão das cidades e outros elementos que levaram à criminalidade aos índices que assustam a sociedade brasileira. Posteriormente refletimos sobre a criminalidade em cada um desses “sistemas” buscando compreender se a violência urbana é um fenômeno com maior incidência em governos democráticos ou autoritários, ou se as questões estruturais e conjunturais têm um peso superior do que o sistema político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Santos de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Rio Grande/RS

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009). Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e Mestrado em História pela PUCRS (2004).

Downloads

Publicado

2012-05-03

Como Citar

de Oliveira, R. S. (2012). <b>Ensaio sobre ditadura, democracia, liberdade e criminalidade no Brasil Republicano</b>. Historiæ, 3(2), 245–256. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/3160

Edição

Seção

Artigos