<b>O jornal literário <i>Dom Casmurro</i>: nota de pesquisa</b>

Autores

  • Tania Regina de Luca

Palavras-chave:

Imprensa. Dom Casmurro. Intelectuais

Resumo

Já faz algumas décadas que a história da imprensa e os estudos sobre impressos multiplicaram-se na área das humanidades. Entretanto, nem todos os períodos receberam a mesma atenção. Para a Era Vargas (1930-1945), no interior da qual ocorreu a experiência autoritária do Estado Novo (1937-1945), a atenção segue concentrada nas publicações do regime, especialmente Cultura Política (1941-1945), que ocupou lugar destacado na difusão do projeto político-cultural varguista. A carência de investigações mais aprofundadas acerca das publicações então em circulação limita a compreensão do papel que desempenharam no período. A título de exemplo, apresentam-se os resultados preliminares de pesquisa a respeito do jornal literário Dom Casmurro, que conta com escassa fortuna crítica. Espera-se que, a partir da análise da publicação, que é única na impressa brasileira, seja possível melhor compreender os dilemas enfrentados pelos intelectuais do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Regina de Luca

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1996).

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

de Luca, T. R. (2012). &lt;b&gt;O jornal literário &lt;i&gt;Dom Casmurro&lt;/i&gt;: nota de pesquisa&lt;/b&gt;. Historiæ, 2(3), 67–81. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/2611

Edição

Seção

Dossiê