Flores de energia: o fazer acontecer da pesquisa na investigação dos intelectuais orgânicos do NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental
Palavras-chave:
Intelectual Orgânico. Educação Ambiental. Organizações Não Governamentais.Resumo
Este artigo tem o intuito de apresentar o processo de investigação dos intelectuais orgânicos do NEMA. O estudo faz parte da tese intitulada FLORES DE ENERGIA: A experiência do NEMA - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental na constituição de intelectuais orgânicos. A pesquisa busca identificar a constituição dos intelectuais orgânicos por meio de relatos das pessoas que formaram e formam o NEMA, bem como da trajetória que o Núcleo vem desenhando no cenário ambiental. O conceito de intelectuais orgânicos partiu de Antonio Gramsci (1882 – 1937), que desponta como um dos grandes teóricos da teoria social marxista. A pesquisa com base qualitativa estabeleceu os referenciais teóricos, a pesquisa em documentos e outras formas de informação e a apropriação da Análise Textual Discursiva – ATD para organizar o corpus por meio dos relatos de 30 pessoas que tiveram a experiência do NEMA. Os resultados possibilitam afirmar que os intelectuais orgânicos do NEMA se constituem em Ondas, isto é passam de uma reflexão sobre si mesmo – Quem eu sou?, estabelece uma relação de pertencimento com o lugar que atuam – O lugar onde vivemos, lidam com uma diversidade de pessoas, instituições e situações – Biodiversidade, estabelecem diálogos e se fazem representar em espaços de discussão – Biosfera e Ecologia e buscam a continuidade de suas ações por meio de novos projetos – Planejamento Ambiental. O estudo vislumbra que a experiência do NEMA contribua na vanguarda da construção dialógica do saber com os movimentos sociais para que estes saberes possam ser implementados na práxis destes movimentos, na relação natureza e sociedade.Downloads
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Publicado
2016-02-02
Como Citar
Crivellaro, C. V. L., & Giroldo, D. (2016). Flores de energia: o fazer acontecer da pesquisa na investigação dos intelectuais orgânicos do NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental. Historiæ, 6(2), 11–35. Recuperado de https://periodicos.furg.br/hist/article/view/5582
Edição
Seção
Dossiê