O populismo de extrema direita terá vida longa entre nós?
DOI:
https://doi.org/10.14295/rcn.v4i3.15107Palavras-chave:
Populismo, Extrema direita, crise da democracia, bolsonarismoResumo
O livro de Roger Eatwel e Matthew Goodwin (2018) apresenta algumas teses que merecem ser investigadas. São elas: a) o novo populismo de direita no mundo tem suas raízes no final do século passado; b) e possuem um potencial de longo prazo. No caso do Brasil, o novo populismo emergiu nas manifestações de 2013/2014 contra a corrupção e galgou o poder rapidamente em 2018. A questão é saber se também tem potencial de permanência.
Downloads
Referências
CASTELLS, Manuel. Ruptura. A crise da democracia liberal. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.
EMPOLI, Giuliano da. Os engenheiros do caos. Como as Fake News, as teorias da conspiração e os algoritmos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e para influenciar eleições. São Paulo: Vestígio, 2020.
EATWELL, Roger; GOODWIN, Matthew Goodwin. Nacional-populismo. A revolta contra a democracia liberal. São Paulo: Record, 2020.
GOUVÊA, Carina Barbosa; CASTELO BRANCO, Pedro H. Vilas Boas. Populismos. Belo Horizonte: Casa do Direito, 2020.
LEVITSKY, Steven; ZIBLAT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018
MOUFFE, Chantal Mouffe. Por um populismo de esquerda. São Paulo: Autonomia Literária, 2019.
MOUNK, Yascha. O povo contra a democracia. Porque nossa liberdade corre perigo e como salvá-la. São Paulo: Cia das Letras, 2019.
PRZEWORSKI, Adam. Crises da democracia. Rio de Janeiro: Zahar, 2020.
ROSANVALON. Pierre. O século do populismo. História, teoria, crítica. Rio de Janeiro: Ateliê de Humanidades, 2021.
TEITELBAUM, Benjamin R. Guerra pela eternidade. O retorno do tradicionalismo e a ascensão da direita populista. São Paulo: Editora da Unicamp, 2020.
TORMEY, Simon Tormey. Populismo. Uma breve introdução. São Paulo: Cultrix, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).