Hallyu como instrumento de soft power sul-coreano

Autores

  • João Barros II UNILA
  • Alissa Yuri Sasaki UNILA
  • Ana Letícia Vieira UNILA
  • Beatriz Andriotti de Oliveira UNILA
  • Milena Alves Quadros UNILA
  • Viviane da Silva Xavier UNILA

DOI:

https://doi.org/10.14295/rcn.v5i2.15872

Palavras-chave:

Hallyu, Soft Power, Indústria Cultural.

Resumo

Esse artigo tem como objetivo fazer uma análise da indústria cultural sul-coreana, considerando o desenvolvimento histórico do país e da Hallyu, destacando marcos de maior relevância na estratégia político-econômica e abarcando todo o período de pós-independência até sua atualidade. Para isso, será utilizado como base as ideias de Joseph Nye sobre soft power; fazendo-se um estudo sobre o modo em que as manifestações da cultura sul-coreana foram institucionalizadas e transformadas em poderio político, tirando o Estado da crise pós-guerra. Desta forma, o artigo visa compreender o processo de criação da imagem da Coreia do Sul no âmbito internacional. Para tanto, ficará perceptível que o uso do soft power contribuiu para o desenvolvimento de sua política externa, acarretando em um aumento na economia, turismo, visibilidade e influência do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Barros II, UNILA

Doutor em Filosofia (UNISINOS) e Doutor em Ciências Sociais (UBA - AR). Professor do PPG-ICAL da UNILA, Brasil. Coordenador do projeto Biopolítica na América Latina e do Observatório Evangélicos e Política na América Latina.

Alissa Yuri Sasaki, UNILA

Graduanda de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Ana Letícia Vieira, UNILA

Graduanda de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Beatriz Andriotti de Oliveira, UNILA

Graduanda de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino-Americana e de Publicidade e Propaganda no Centro Universitário União das Américas.

Milena Alves Quadros, UNILA

Graduanda de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Viviane da Silva Xavier, UNILA

Graduanda de Relações Internacionais e Integração na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Referências

AYHAN, Kadir; SNOW, Nacy. Korea's Public Diplomacy. Seoul, Korea: Hangang Network & MOFA, 2016.

ATACIANO-BLAS, Fe; O. ERESTAIN, Charelome. Phenomenographical Colloquies of the Hallyu Wave among Selected Students of Taytay Senior High School, Philippines. PEOPLE: International Journal of Social Sciences, v. 6, p.736-753, 2020.

CHO, Yun Yung. Public Diplomacy and South Korea’s Strategies. The Korean Journal of International Studies, v.10, No. 2, p. 275-296, 2012.

CHOE, Sang-Hun. North Korea Executes People For Watching K-Pop, Rights Group Says, The New York Times, 2021. Disponível em: URL https://www.nytimes.com/2021/12/15/world/asia/north-korea-kpop-executions.html. Acesso em: 04 de Junho de 2023.

Federal Research Division, Library of Congress (Org). South Korea: A Country Study (Area Hanbook Series). Washington, D.C, 1992.

GIBSON, Jenna. Dezembro, 2022. YouTube Diplomacy: A Sentiment Analysis of Global Reactions to the 2018 Concert in Pyongyang.

HADDAD, Chyenne Saringer; MENDONÇA, Jenifer Macedo; CONSTÂNCIO, Vitor Zampiroli. Como a Coreia do Sul usa seu Soft Power por meio da sua cultura e economia. REPOSITÓRIO UNIVERSITÁRIO DA ÂNIMA (RUNA). s/v, 2021.

HAUGLAND, Clara. Hallyu, The Korean Wave. Ministry of Foreign Affairs, Republic of Korea. 2020. Disponível em: URL https://overseas.mofa.go.kr/no-en/brd/m_21237/view.do?seq=81 Acesso em: 04 de Junho de 2023.

HYUNDAI RESEARCH INSTITUTE, 2018. Efeitos econômicos do BTS. [Online]. Disponível em: URL https://www.hri.co.kr/eng/about/team.html.

KIM, Bok-Rae, 2015. Past, Present and Future of Hallyu (Korean Wave). In: American International Journal of Contemporary Research, v. 5, p. 157-158, 2015.

LEE, Geun. A Soft Power Approach to the “Korean Wave”. The Academy of Korean Studies, v.12, p 123-137, 2009.

MOREIRA LIMA, U. O debate sobre o processo de desenvolvimento econômico da Coreia do Sul: uma linha alternativa de interpretação. Economia e Sociedade, Campinas, Unicamp, v. 26, p. 612, 2017.

NYE, Joseph. Soft Power: The Means to Success in World Politics. Editora: Public Affairs, 2004.

Por que a ida de Kim Jong-un ao show de K-pop é surpreendente. BBC News, 2018. Disponível em: URL https://www.bbc.com/portuguese/internacional-43618902. Acesso em: 04 de Junho 2023.

RACHMAWATI, Iin. The magic role of Kim Nam Joon as a leader of BTS in conquering the American market. Rubikon : Journal of Transnational American Studies. Rubikon Journal of Transnational American Studies, v. 9, p. 230, 2022.

ROLL, Martin. Korean Wave (Hallyu) – The Rise of Korea’s Cultural Economy & Pop Culture. Martin Roll, 2021. Disponível em: URL https://martinroll.com/resources/articles/asia/korean-wave-hallyu-the-rise-of-koreas-cultural-economy-pop-culture/. Acesso em: 04/06/2023.

ROSSI, J.P., 2020. Hallyu-cinating Over Korea. The Economics Review. Disponível em: https://theeconreview.com/2020/06/12/hallyu-cinating-over-korea/ Acesso em: 20/03/2023.

The Blue House. [풀버전] 2021년 문재인 대통령 신년사 ㅣ국민이 만든 희망 회복, 포용, 도약. YouTube, 2021. Disponível em: URL https://www.youtube.com/watch?v=QSKu8La9-U4. Acesso em: 04/06/2023.

The White House. President Biden and Vice President Harris Welcome BTS to the White House. YouTube, 2022. Disponível em: URL https://www.youtube.com/watch?v=fHFgJux7MzM. Acesso em: 04/06/2023.

UNICEF e BTS comemoram o sucesso da campanha inovadora LOVE MYSELF. Acesso em: 04 maio 2023. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/unicef-e-bts-comemoram-o-sucesso-da-campanha-inovadora-love-myself.

Downloads

Publicado

2023-11-09

Como Citar

BARROS II, João; YURI SASAKI, Alissa; LETÍCIA VIEIRA, Ana; ANDRIOTTI DE OLIVEIRA, Beatriz; ALVES QUADROS, Milena; DA SILVA XAVIER, Viviane. Hallyu como instrumento de soft power sul-coreano. Campos Neutrais - Revista Latino-Americana de Relações Internacionais, Rio Grande, RS, v. 5, n. 2, p. 40–55, 2023. DOI: 10.14295/rcn.v5i2.15872. Disponível em: https://periodicos.furg.br/cn/article/view/15872. Acesso em: 30 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.