A dimensão literária da história e seus desdobramentos

Autores

  • Ezio da Rocha Bittencourt

Palavras-chave:

História, Literatura, texto, leitura, ojetividade/subjetividade, imaginação histórica, crítica literária, narrativa, transdisciplinariedade.

Resumo

Este artigo enfoca as principais discussões relativas ao caráter literário da história e a diluição de suas fronteiras clássicas. Antes de apresentar "soluções" para as dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área, o objetivo deste estudo - que adquire propositadamente uma forma intertextual - é o de motivar uma nova percepção da história enquanto disciplina acadêmica. Pretendo analisar a relação entre história e a literatura, as potencialidades advindas de uma maior comunicação entre elas e a necessidade de uma abordagem transdisciplinar do objeto da história.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ezio da Rocha Bittencourt

Graduação em Licenciatura Plena em História pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, Especialização em Sociedade, Economia e Política do Rio Grande do Sul pela FURG, Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Doutorado Pleno no Exterior em História na Universidade de Genebra, Suíça.

Mais informações: Currículo Lattes

Publicado

2007-12-13

Como Citar

Bittencourt, E. da R. (2007). A dimensão literária da história e seus desdobramentos. BIBLOS - Revista Do Instituto De Ciências Humanas E Da Informação , 9, 11–24. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/470

Edição

Seção

Artigos