Intoxicações agudas por medicamentos e drogas de abuso no estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2016 a 2020

Autores/as

  • Pedro Henrique Olmedo de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Viviane Cristina Sebben Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul
  • Marcelo Dutra Arbo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i1.13902

Palabras clave:

intoxicação exógena, medicamentos, drogas de abus, tentativas de suicídio

Resumen

As intoxicações, sejam por tentativas de suicídio ou acidentes individuais, vem se tornando um grave e crescente problema de saúde pública. O objetivo deste trabalho foi analisar o perfil epidemiológico das intoxicações agudas por medicamentos e drogas de abuso no estado do Rio Grande do Sul no período de 2016 a 2020. Foi realizado um estudo epidemiológico documental descritivo, retrospectivo, com abordagem quantitativa, utilizando os dados do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul (CIT-RS). O clonazepam, paracetamol e a cocaína foram os fármacos e droga de abuso que mais causaram intoxicações, com respectivamente 7.621, 4.637 e 750 casos. As mulheres apresentaram mais casos de intoxicações com medicamentos, enquanto os homens mostraram maior número de casos com drogas de abuso. No público mais jovem, observou-se uma tendência maior de intoxicação por medicamentos isentos de prescrição além dos psicofármacos. É necessário o aprimoramento de medidas relacionadas a toxicovigilância, assim como medidas preventivas da população e das equipes de saúde, visando minimizar as possibilidades de ocorrência de acidentes tóxicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Viviane Cristina Sebben, Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul

Graduada em Farmácia - Bioquímica e mestre em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretora do Centro de Informação Toxicológica do Rio Grande do Sul.

Publicado

2022-08-10

Cómo citar

de Freitas, P. H. O. ., Sebben, V. C. ., & Arbo, M. D. (2022). Intoxicações agudas por medicamentos e drogas de abuso no estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2016 a 2020. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 34(1), 51–60. https://doi.org/10.14295/vittalle.v34i1.13902

Número

Sección

Pesquisa